Adeus, intuição! Olá, data-driven: a nova era da gestão de pessoas
Com o avanço da tecnologia, é possível coletar informações mais precisas tanto de processos quanto de colaboradores que permitem uma organização mais fluida e eficaz

As empresas costumam gerar uma quantidade gigantesca de dados em seus processos. Ao analisá-los corretamente, é possível não apenas encontrar pontos de melhoria mais assertivos, mas também obter uma gestão de pessoas mais eficaz.
Isso acontece porque os processos estão se tornando cada vez mais digitais, e com uma digitalização de processos mais avançada, são criadas novas maneiras de entender e desenvolver os colaboradores. Esse tipo de abordagem é chamada de “cultura data-driven”.
Quando a empresa gera esses dados, o processo de interpretação dessa informação pode gerar insights interessantes, permitindo identificar pontos de melhoria, dores dos colaboradores, processos mais engessados, entre outros. Adotar a cultura data-driven pode gerar uma série de benefícios, como os citados abaixo.
Clima organizacional
Através da interpretação de dados, como produtividade, assiduidade e outros, é possível ter um panorama mais realista e preciso do bem-estar e da satisfação do colaborador. Isso pode auxiliar os gestores a encontrarem maneiras de motivar a equipe, além de eliminar pontos críticos que podem, eventualmente, prejudicar o andamento dos processos internos.
Análise de desempenho
Com uma noção melhor de produtividade, a análise de desempenho se torna essencial para feedbacks mais precisos e para a identificação de pontos de melhoria necessários para melhorar a performance do profissional. Além disso, ela também possibilita a definição de metas mais realistas para o departamento, visando gerar mais produtividade.
Tomada de decisões
Os dados não mentem. Quando se trabalha diretamente com informações retiradas dos processos internos da empresa, organizadas através de um sistema de gestão, é possível tomar decisões de maneira muito mais estratégica e coerente, gerando resultados mais positivos para a companhia e proporcionando mais segurança para clientes e colaboradores.
Recrutamento e seleção
Estudar os dados possibilita a montagem de um perfil de colaborador ideal para cada processo dentro da empresa. Com isso, a contratação de funcionários se torna mais assertiva e rápida, já que atualmente é possível realizar esse cruzamento de informações e identificar o perfil mais adequado de candidato a ser contratado.
Treinamentos
Com esses dados, é possível encontrar padrões e pontos de melhoria, resultando na identificação de treinamentos mais precisos, que servem para suprir não apenas as necessidades da empresa, mas também dos colaboradores do departamento. Isso leva a uma melhora exponencial na eficácia dos processos e no aumento dos resultados.
Avaliação de custos
Com a implementação da cultura data-driven, torna-se muito mais fácil identificar o ROI (Retorno sobre Investimento) de diversas ações internas da empresa. Isso ajuda o RH a identificar melhorias com melhor custo-benefício, e, para o setor financeiro, ajuda nas melhores decisões para não prejudicar a saúde financeira da companhia com base na situação atual.