Zignet explica a importância de um atendimento eficaz ao cliente
De acordo com o levantamento feito pelo site Zendesk, 60% dos clientes decidem se irão levar ou não um produto pela forma que foram atendidos
Seja qual for a área de atuação, o atendimento ao cliente é o grande diferencial de uma empresa. Afinal, há sempre vários serviços e produtos parecidos com os que já são vendidos, mas é a forma como o consumidor é tratado que agrega valor ao negócio.
“Criar uma conexão forte e duradoura é a melhor forma de garantir a fidelização que torna seu cliente um verdadeiro embaixador da sua marca.
A excelência no atendimento ao cliente vai muito além da simples prestação de serviços, envolve elementos fundamentais, como empatia, que consiste na habilidade de compreender as necessidades e sentimentos do cliente, demonstrando interesse genuíno em sua experiência”, afirma Paulo Loffreda, fundador e sócio da Zignet.
De acordo com o especialista, a cordialidade expressa através de uma comunicação amigável e respeitosa, contribui para a construção de um relacionamento positivo. Mas é preciso entender que a verdadeira excelência vai além do básico, buscando constantemente superar as expectativas do cliente.
“Na Zignet é possível encontrar uma experiência focada na usabilidade do site e do aplicativo ZigAuto, de forma que o cliente encontre tudo com facilidade e eficiência, resolvendo seus débitos veiculares em poucos cliques”, garante.
O impacto de uma experiência positiva
Uma experiência positiva para o cliente além de gerar confiança ao consumidor, é criada uma propensão de permanecer fiel à marca. “Clientes satisfeitos compartilham suas vivências de forma orgânica, influenciando potenciais consumidores e ampliando a base de clientes”, conta.
Dicas para melhorar a experiência do cliente
Ter uma equipe preparada é um dos pontos mais importantes para lidar com as mais diversas demandas e perfis de clientes. “Na Zignet, por exemplo, nossos parceiros não ficam com dúvida de nada: basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente e rapidamente passamos todas as informações necessárias para resolver suas dívidas sem pesar no bolso”, explica Paulo.
Desenvolver práticas ágeis como utilização de ferramentas tecnológicas e inovadoras, facilita a identificação e correção rápida de problemas, assim como promove uma comunicação mais eficiente entre os membros da equipe, otimizando a colaboração.
Loffreda também pontua que oferecer respostas práticas e soluções eficientes melhora a experiência do cliente e contribui para a construção de uma reputação positiva e de fidelização.
“Na Zignet sabemos o quanto o tempo é precioso para nossos clientes, por isso capacitamos nossas equipes para a maior agilidade no atendimento possível. Em poucos cliques o cliente consegue pagar seus débitos e boletos em até 12X no cartão”, exemplifica.
A simplicidade e praticidade nos canais de atendimento, tanto presenciais quanto online, são fundamentais para a construção de relações positivas com os consumidores.
“Ao simplificar os processos, as empresas não apenas facilitam a jornada do cliente, mas também demonstram um compromisso com a conveniência e eficiência. Além disso, a acessibilidade garante que todos os clientes, independentemente de suas necessidades específicas, possam interagir de maneira fácil e efetiva”, pontua.
Escuta ativa é uma ferramenta fundamental no atendimento ao cliente, permitindo compreender de maneira aprofundada as necessidades e expectativas dos consumidores.
“Ouvir o consumidor é essencial para o crescimento do negócio. Escute de forma empática e atenta, demonstrando interesse genuíno nas preocupações e objetivos do consumidor”, conclui.