Onde está o seu cliente?
O head marketing, Gabriel Souza, explica como dar a melhor e mais ágil experiência para o cliente através do omnichannel
Digamos que você é dono de uma pizzaria e um cliente faz um pedido por ligação telefônica. No dia seguinte, usa o canal do whatsapp requisitando os mesmos sabores e quantidades da noite anterior. Entretanto, você não tem o registro dos itens deste pedido, já que foram feitos em diferentes plataformas e o atendimento que poderia ser ágil para você e o cliente, se torna mais custoso. Então, como saber por onde o cliente irá contratar seus serviços?
A verdade é que, graças à tecnologia, o consumidor tem um controle remoto na mão, no qual ele busca a forma mais conveniente e ágil para ele naquele momento. Por isso, como gestor de uma empresa é importante estar sempre em busca de novidades, afim de marcar a memória dos clientes com uma excelente experiência, fazendo com que ele se sinta único para você.
A maneira cada vez mais requisitada de fazer isso é pelo método omnichannel, que centraliza os contatos das diferentes plataformas – whatsapp, telefone, e-mail, instagram, messenger, entre outras. O head marketing, Gabriel Souza, explica que esta é uma necessidade de grandes e pequenas empresas, tendo opções que cabem em todos os bolsos e que comportam todo tipo de negócio.
Para aquele que busca seus serviços, com o método, a diferença entre o online e o offline é pouca. “Com agilidade e qualidade de atendimento, a jornada dele é mais fácil de ser mapeada”, conta o mercadólogo. Com o omnichannel, não se trata de apenas estar presente em várias telas, mas também estar integrado, mostrando para o cliente que você o conhece.
“A tecnologia casada com estratégia de marketing precisa estar no planejamento de toda a empresa. É preciso buscar um profissional de marketing ou até de vendas, que conheça sobre o assunto para indicar a melhor plataforma”, explica o especialista. Estando onde o seu cliente está, é possível oferecer um atendimento cada vez mais assertivo e único.