Como ferramentas tecnológicas podem tirar a pressão das equipes de atendimento médico
Os desafios de gerenciamento de doenças críticas pressionaram as equipes médicas da linha de frente e da administração. Com a Covid-19, os hospitais permanecem sob alta pressão devido aos atrasos em tratamentos não urgentes acumulados durante a pandemia. Para aliviar a carga administrativa, a busca por novas tecnologias e integração de dispositivos médicos em uma rede de comunicação são a chave para reduzir a pressão das equipes.
De acordo com um levantamento da Accenture, cerca de 61% dos profissionais médicos no país, já utilizam alguma forma de tecnologia para otimizar seus atendimentos. E segundo uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), estima-se que mais de 40% das instituições de saúde vão encontrar nas tecnologias de Internet das Coisas (IoT) a solução para o monitoramento de seus pacientes, facilitando o registro de documentos no cotidiano hospitalar.
“A importância da tecnologia da informação e comunicação na saúde foi colocada à prova durante o ápice da pandemia. Na tentativa de conter o vírus muito postos emergenciais foram abertos, porém com pouco infraestrutura para receber e documentar todos os casos”, relata a Patrícia Campos diretora de serviços da Lexmark.
Para Lexmark, líder em soluções digitais e gerenciamento de impressão, a busca por agilidade em atendimentos começa eliminando a sobrecarga de TI. Com a utilização de uma IoT robusta, conexões entre equipamentos inteligentes podem ajudar a reduzir custos ao reconhecer desempenhos de maquinários, desperdícios e risco de segurança.
Outra vantagem da busca por novas tecnologias é a viabilização da transformação digital, em que por meio de um serviço de gerenciamento de impressão feito sob medida para determinados casos de uma instituição, análises interativas de dados passam a ter melhor visibilidade, além de serem digitalizadas mais facilmente.
Como as consultas médicas online que tomaram força durante a pandemia e aliviaram as demandas do serviço hospitalar, o contínuo investimento em tecnologias que suportem as áreas administrativas de hospitais, vão ser não só um diferencial em atendimentos, mas também a evolução do cuidado humano e da saúde.