5 dicas para profissionais de BI se destacarem no mercado, por César Ripari*
O avanço da tecnologia modificou as competências exigidas pelas empresas e trouxe aos profissionais a necessidade de adquirirem novas habilidades. O mundo agora é movido por dados e as profissões que estão mais em alta são voltadas para pessoas que sabem, não apenas trabalhar com dados, como também são capazes de questionar, argumentar e transformar essas informações em insights essenciais para a organização.
A Alfabetização de Dados é tão importante para as companhias, que os profissionais capazes de trazer análises que agreguem valor às organizações, serão mais bem-sucedidos. Vivemos a “Era da Economia Analítica”, portanto aprender a ler e interpretar a linguagem dos dados tornou-se essencial para quem quer permanecer no mercado de trabalho.
Confira 5 dicas para profissionais de BI se destacarem no mercado:
1. Desenvolva uma mente curiosa: tome a iniciativa de descobrir coisas novas, saiba quais são as tendências. Aprofunde-se na análise dos dados que estiver trabalhando, sempre questionando por que, por que não, como, quando e principalmente a relevância daquela informação para aquele contexto.
2. Explore resultados: de posse dos dados, analise possíveis tendências, outliers (valores atípicos para mais ou para menos), constatações e conexões que, a princípio, não tem relação com o insight que busca – às vezes, a resposta que buscamos está na pergunta que não fizemos.
3. Fomente uma cultura guiada por dados: segundo a consultoria Gartner, devemos aprender a linguagem dos dados se quisermos tomar decisões cada vez mais assertivas. Por isso, no seu dia a dia, aproveite para encorajar seus colegas de trabalho a entender a cultura dos dados, implementando vocabulário e insights que os façam compreender um pouco mais sobre esse universo.
4. Fortaleça suas conexões com profissionais visionários: acompanhe, por meio de redes sociais de trabalho – como o LinkedIn, blogs e páginas sobre o tema – o que profissionais influentes nesse meio falam sobre BI e análise de dados. Isso fará com que você esteja sempre atualizado e a par do que é tendência e novidade nesse mercado. A Qlik participa de um projeto global para a alfabetização de dados chamado “Data Literacy Project”. Para conhecer mais sobre essa iniciativa, acesse www.thedataliteracyproject.org.
5. Humanize o dado: trabalhe com o dado de forma a utilizá-lo para a resolução de um problema ou que traga relevância para um determinado tema. O dado por si só é vazio, mas quando cruzado ou, até mesmo, visto dentro de um contexto, pode mostrar relações valiosas e significativas.
* César Ripari é Diretor de Pré-Vendas da Qlik