VHSYS lança integração inédita com open banking da fintech Stone
Startup paranaense traz sistema de segurança exclusivo
que em breve será disponibilizado para outros bancos
A VHSYS é a primeira empresa a integrar sua plataforma de gestão à conta da fintech brasileira Stone. Agora, todos os clientes da VHSYS que tiverem uma conta Stone poderão integrá-la ao sistema ERP da startup paranaense, que desenvolve softwares para pequenos e médios empresários. A integração permite que os clientes realizem todas as operações financeiras dentro de uma mesma plataforma, sem precisar acessar outro aplicativo ou site do banco.
“O sistema sincroniza as movimentações da conta e mostra o histórico de renda e gastos. A ideia é que os empreendedores possam acessar o sistema de gestão e encontrar todas as transações já importadas na mesma tela. Isso garante mais segurança e poupa tempo, já que o empresário não precisa ficar mudando de tela a todo instante. O objetivo é que os negócios ganhem agilidade, com menos burocracia, melhorem a rotina financeira e evitem possíveis erros”, explica Luan Stocco, CTO da VHSYS.
Segurança
Diferentemente de outras integrações com bancos, que fazem apenas uma leitura por meio de um aplicativo terceiro, o novo serviço trará um sistema de segurança inédito direto com a instituição financeira, seguindo regras do Banco Central.
Neste primeiro momento, a integração será feita somente com a conta Stone, mas a startup já prevê outros bancos ainda neste semestre, inclusive os digitais. Tudo será feito gratuitamente, basta que o banco do cliente esteja integrado com o sistema VHSYS. “Inicialmente teremos essa integração com a Stone, mas conforme os outros bancos forem liberando seus códigos de programação para integração, faremos outras parcerias. Os bancos digitais e tradicionais já estão trabalhando nisso, mas não há uma data exata”, explica Stocco.
A VHSYS produziu um vídeo que explica todo o processo open banking.
O futuro é open banking
O open banking é a mais recente novidade no mercado financeiro. Basicamente, o sistema permite que pessoas movimentem suas contas a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco. Para isso, é utilizada uma interface de programação de aplicativos, a API, um conjunto de padrões de programações que permite que sistemas diferentes interajam entre si.