Grupo Energisa moderniza infraestrutura de telecom com Avaya
Interligação entre as unidades, ampliação no número de troncos
e facilidade na utilização da telefonia IP levaram a companhia
a expandir o projeto inicial e atingir mais de 8 mil
posições com solução Avaya IP Office
O Grupo Energisa, um dos principais conglomerados privados do setor elétrico do Brasil, se viu diante da necessidade de modernizar a infraestrutura de telecom para melhorar o gerenciamento e a integração entre os colaboradores, aumentar a produtividade e gerar um padrão na comunicação corporativa da companhia. O Grupo Energisa escolheu usar a tecnologia da Avaya Holdings Corp. (NYSE: AVYA) para o projeto, com adoção do Avaya IP Office, contou com a substituição de equipamentos antigos e alugados por novos e próprios na unidade da Energisa Mato Grosso. Hoje, já são 8.430 posições contratadas em seis das dez empresas do grupo, com benefícios como interligação sem custo entre as localidades e a unificação da plataforma e gestão de atendimento.
O objetivo, na época, também era reduzir o Opex, ou seja, as despesas operacionais. A atualização inicial abrangeu tanto os equipamentos que ficavam na capital, Cuiabá (divididos em dois sites de porte médio), quanto os do interior; e a empresa contratou a implantação, os serviços e a manutenção da Olitel, empresa de integração de serviços de TI e telecom e parceira de negócios da Avaya.
Rosana Sant Ana Pereira, coordenadora corporativa de Telecom na Energisa, diz “Começamos com o objetivo de trocar equipamentos alugados por próprios para reduzir Opex, mas também precisávamos de atualização tecnológica, diminuição da manutenção, facilidade na gestão e ampliação de troncos”.
A substituição, feita em apenas dois meses, e os resultados positivos levaram a companhia a expandir o projeto. A Energisa, então, partiu para um parque maior, fazendo a troca dos equipamentos legados por Avaya IP Office em outras unidades: Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sul-Sudeste – que compreende interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Norte do Paraná –, com algumas delas derivando para o interior, com ramais logados na sede e diminuindo o número de pontos com a operadora.