Tecnologia agregada ao PDV no supermercado apresenta solução para minimizar problema de falta de troco
Fundada em 2014, Super Troco nasceu com objetivo de evitar
perdas financeiras e atrito com o consumidor pela
dificuldade de troco do varejo
A falta de troco no Brasil é uma realidade que causa grandes prejuízos ao comércio. Em 2014, profissionais do varejo e da tecnologia se propuseram o desafio de encontrar uma solução para o problema, algo que agregasse benefícios ao varejista e também ao consumidor final. Assim, nascia o Super Troco, uma plataforma de acúmulo de pontos pela qual as pessoas adquirem os pontos com o uso do seu troco, direto no caixa, e ainda participam de sorteios. Desde o ano passado, a empresa focou seu core business em um dos segmentos que mais sofre com isso, as redes de supermercados.
“De acordo com um estudo do Banco Central, realizado em 2018, pouco mais da metade da população utiliza apenas dinheiro vivo para pagamentos, um percentual que pula para 88% em pequenos gastos de até R$ 10. Até mesmo em situações de preço fixo, nas quais o troco é padronizado e pode ser previsto, como tarifas de transporte público e pedágios, o atrito e o prejuízo são grandes. Os efeitos negativos são ainda mais perceptíveis no varejo, onde valor e forma de pagamento são imprevisíveis. Por isso, buscar na inovação a construção de alternativas inteligentes é imprescindível”, diz Rodrigo Doria, CEO do Super Troco.
Programa de pontos e prêmios em dinheiro
Quando chega ao caixa para pagar suas compras em uma das redes participantes, o consumidor tem a opção de transformar o seu troco em pontos Super Troco, que são creditados diretamente no seu CPF. Um procedimento fácil e rápido, realizado no próprio sistema do PDV em poucos segundos. Com R$ 0,10, por exemplo, o consumidor adquire 10 pontos Super Troco e com os pontos acumulados ele pode trocar por produtos e serviços diretamente no site do Super Troco, transferir para outros programas, doar para instituições filantrópicas ou ainda usar nos próprios estabelecimentos comerciais conveniados.
O cliente pode adquirir pontos Super Troco quantas vezes ele quiser e para incentivar o cliente, o Super Troco realiza campanhas de incentivo com sorteios em dinheiro. Semanalmente são contemplados até 100 (cem) clientes, com valores proporcionais ao troco convertido em Super Troco, podendo o prêmio máximo chegar a R$ 500 mil quando a conversão de troco em pontos Super Troco for de R$ 10,00.
A apuração dos números da sorte contemplados se baseia no resultado da extração da Loteria Federal que ocorrem aos sábados. As regras do programa de pontos, assim como as regras do sorteio, que é lastreado em títulos de capitalização da modalidade incentivo, emitidos pela ICATU CAPITALIZAÇÃO S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, Processo SUSEP nº 15414.901825/2019-77, estão no regulamento do programa, disponível no site www.supertroco.com.br e no cartório de título de São Paulo.
Para começar a acumular pontos, o consumidor não precisa estar cadastrado, basta digitar ou informar o seu CPF ao operador do caixa. O cadastro será necessário apenas no momento de usar os pontos acumulados para resgatar produtos, serviços ou demais benefícios e, também, para recebimento do prêmio em dinheiro, caso venha a ser sorteado.
Benefícios ao varejista
O Super Troco é mais do que uma ferramenta importante para minimizar o atrito causado pelo problema de falta de troco. O varejista tem acesso a um conjunto de ferramentas que ajudam na eficiência da loja, gerando outros benefícios e com investimento zero. Além disso, os consumidores se tornam mais fiéis à loja em busca dos benefícios gerados pelo acúmulo de pontos e, também, em busca dos prêmios das campanhas de incentivo. Tudo isso ajuda o lojista melhorar o seu lucro, com mais receita, mais eficiência operacional e menos custos de gestão de troco.
Além do troco
A experiência do Super Troco, desde sua fundação e implantação nas lojas, mostrou que o produto se tornou um desejo do público que vai além do troco. Mesmo nas compras onde não havia troco a ser devolvido, o consumidor acrescentava um valor acima de seu gasto para poder adquirir seus pontos e ainda participar dos sorteios de prêmios das campanhas de incentivo.
Hoje, a prática se tornou comum e os operadores de caixa oferecem o produto naturalmente, mesmo quando não há troco, inclusive nos pagamentos em cartões de débito ou crédito, podendo os clientes arredondarem o valor das suas compras.