Sucesso baseado em dados: o novo momento do CTO nas companhias, por Fábio Freire*
/ Ter um olhar 100% focado no digital é a estratégia de crescimento de grande parte das empresas. Entretanto, essa mudança de posicionamento, que antes tinha os holofotes voltados para o financeiro, trouxe muitos desafios para as companhias, se considerarmos que o digital passa por toda a operação. Não por acaso, uma pesquisa da Deloitte com lideranças empresariais aponta que, neste ano, as companhias aumentarão em mais de 90% seus investimentos em infraestrutura e soluções de tecnologia.
E é seguindo esse caminho que a figura do CTO passa a ter um papel cada vez mais fundamental dentro das empresas, atuando como um verdadeiro protagonista no desenvolvimento e crescimento da economia. É claro que o CEO continua sendo o cargo máximo nas companhias e com toda a sua importância na condução dos negócios, mas a ideia aqui é trazer discussão sobre o destaque para os profissionais de tecnologia. Afinal, investir em digitalização não consiste em apostar nestes recursos e comprar os equipamentos certos, é necessário o olhar estratégico.
Se por um lado o já conhecido CEO tem o papel fundamental na área executiva da empresa, os diretores de tecnologia têm assumido, cada vez mais, a responsabilidade de trazer um novo olhar e novas soluções para a companhia baseada em dados e na digitalização do modelo de negócios. Não por acaso, não é difícil perceber um forte movimento de CTOs de grandes players como XP, Itaú e Verizon assumirem, posteriormente, o papel de diretores executivos, acompanhando o movimento de trocas entre estratégia de negócios e o processo de digitalização.
Contudo, é importante ressaltar que nenhuma diretoria vem para assumir o papel de outra, mas sim para gerar sinergia e tornar o trabalho mais competitivo e dinâmico. Seja para uma empresa já consolidada no mercado ou aquela que já nasceu inserida no contexto tecnológico, contar com a presença de um profissional capacitado para desenvolver novas estratégias e ferramentas pautadas na Indústria 4.0 é de suma importância para se manter relevante em sua área de atuação.
*Fábio Freire é CEO da FindUP