Startup reduz em até 90% o tempo gasto com atividades de marketing no varejo
Com a chegada do Natal, novas campanhas são criadas para despertar o interesse do público. Especialista explica a importância da automação de processos para o setor
O setor varejista é um dos mais movimentados neste período do ano. Época de Natal, data de extrema importância para os comerciantes e que, consequentemente, exige mais tempo e concentração para desenvolver estratégias de marketing e vendas. Mas muitas equipes gastam tempo demais com criação e otimização de campanhas online, que hoje podem ser automatizadas e executadas com ainda mais precisão. É o que oferece a Pareto, startup de Inteligência Artificial especializada em RPA para marketing e vendas.
Com a automação de processos robóticos, é possível economizar, em um ano, até 4980 horas de trabalho ou ter 28,3 meses a mais no mesmo período. Com o uso da tecnologia, a gestão e monitoramento das campanhas de mídia paga são realizados automaticamente, como alertas e sugestões de otimização para o profissional executar, muitas vezes, com apenas um clique.
“A nossa missão é devolver aos profissionais o tempo desperdiçado em tarefas repetitivas, como fazer análises, preencher planilhas e monitorar dados. Queremos que os profissionais de marketing e vendas trabalhem em atividades realmente estratégicas, reduzindo o estresse, ansiedade e até burnouts, tão ligados à fadiga mental de atividades monótonas. Além disso, o empresário vai ganhar uma operação com menos falhas humanas, um time mais engajado e super produtivo, já que o tempo com tarefas repetitivas foi poupado. As pessoas e empresas deveriam usar a inteligência artificial para impulsionar os profissionais e não para substituí-los. E é exatamente isso que estamos fazendo por aqui”, explica Rica Barros, CEO da Pareto.
Cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que o varejo deve movimentar R$ 34,3 bilhões só neste Natal, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O que ressalta a importância da gestão do tempo dos profissionais de marketing e vendas, usando tecnologia para reduzir a carga operacional e aumentar a dedicação ao trabalho estratégico. O foco deve ser investir tempo em diferenciais da marca de negócio para, consequentemente, aumentar o volume de vendas.
“Esse é um momento estratégico para o setor varejista. Mais de 90% das buscas por presentes no ano acontecem nesta época. É importante que as empresas comecem a se preocupar com a produtividade estratégica e intelectual do seu time, especialmente em datas com tantas vendas na balança. Além disso, a atenção tem que estar redobrada para erros manuais, especialmente no Marketing. Por isso, vale cada esforço de usar RPAs de um clique, como as que entregamos na Pareto. Em menos de 2 minutos, é possível ter boa parte das campanhas online automatizadas”, finaliza Barros.