Seis impactos da inteligência artificial na experiência do consumidor na Black Friday 2024
Faltando menos de duas semanas para a Black Friday, enquanto os varejistas já se preparam para alavancarem suas receitas nos cinco dias mais importantes do ano para o setor, o consumidor também já começa a se mobilizar de olho em itens desejados e bons descontos. Este ano, no entanto, a aplicação mais concreta da inteligência artificial por parte das grandes marcas já anuncia uma Black Friday promissora. Em um evento recente, diretores do Google Brasil reforçaram esta perspectiva, destacando como o uso da IA deve impulsionar os resultados. Com o investimento crescente na tecnologia por parte dos varejistas, o que mudará na experiência do consumidor?
Florian Bessonnat, cofundador e CIO da startup franco-brasileira Simplex, especializada em aumento de tráfego, vendas e conversão online, que atende gigantes como Carrefour, Mobly e Leroy Merlin, elenca abaixo seis aplicações de IA que devem aprimorar a jornada do consumidor neste ano. Confira:
Assistentes de busca inteligentes
Ferramentas de IA conversacional, como o ChatGPT, podem tornar a descoberta de produtos mais intuitiva. Plug-ins de compras conversacionais nos sites de e-commerce fortalecem um novo tipo de interação com clientes semelhante a um bate-papo. Portanto, recomendações de compras personalizadas por meio de perguntas em linguagem natural são estratégias poderosas para fidelizar clientes em busca de compras mais assertivas.
Buscas visuais
Fazer pesquisas de produtos através de imagens em plataformas como o Google Lens pode melhorar e simplificar a experiência de compra, com a ajuda fundamental da IA generativa. A tecnologia extrai insights das imagens, fazendo comparações, no intuito de encontrar produtos semelhantes e sugeri-los ao consumidor.
Recomendações personalizadas de produtos
A IA oferece sugestões de compras sob medida. Pensando nas constantes evoluções da tecnologia e na sua capacidade de análise de uma grande quantidade de dados, ela pode cruzar avaliações de um produto na internet com a confiança do vendedor e, considerando a localização do comprador, sugerir resultados muito mais certeiros. Isso pode aumentar a conversão e vendas dos produtos.
Rastreamento de preços e alertas
Ferramentas baseadas em IA notificam os compradores quando os itens desejados caem de preço. Desta forma, o consumidor consegue garantir o melhor valor em sua compra. Compradores podem ainda receber descontos personalizados em tempo real, de acordo com suas preferências.
Atendimento ao cliente aprimorado
Em épocas de alta demanda, é de se esperar dúvidas e problemas em qualquer ponto da jornada do consumidor. É humanamente impossível uma equipe que dê conta no tempo ideal às questões do consumidor. Para isso, os chatbots de IA são uma excelente solução, pois respondem rapidamente às consultas. O resultado é menor tempo de espera e maior satisfação do cliente, evitando impactos negativos para a empresa.
Pagamento sem atrito
Soluções de pagamento impulsionadas por IA eliminam as filas do caixa, um dos maiores motivos de abandono de carrinhos nas transações online. Investir em sistemas de checkout automatizados driblam este problema, acelerando o processo de compra.
Texto original: ryto.global