Realidade aumentada x experiência do cliente – por que as empresas deveriam investir nessa tecnologia o quanto antes?
Segundo estudos do Infobase, integradora de TI brasileira, mais de 70% das empresas devem implementar tecnologias imersivas para o mercado consumidor e corporativo até 2022. Atualmente, já podemos encontrar diversas instituições aplicando o uso de algumas inovações em suas vendas, seja no e-commerce ou então por meio de um chatbot.
Com o crescimento desse setor e os massivos investimentos nos metaversos, é necessário escolher o lado em que se quer estar: mergulhar nas tecnologias imersivas ou ficar para trás. Para ajudar nessa decisão, Marcos Trinca, CEO da More Than Real, startup brasileira referência global no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e visão computacional, listou alguns dos principais motivos para as empresas apostarem o quanto antes na tecnologia de realidade aumentada e melhorar ainda mais a experiência de compra.
Com o uso de realidade aumentada, a relação dos consumidores com os produtos se torna muito mais tangível e por conta disso eles passam a ter mais convicção para finalizar a compra. Imagine, por exemplo, que antes de adquirir uma lata de tinta ou um móvel, o usuário vai poder testar se a cor combina com sua sala ou não. Esse tipo de teste diminui as trocas, devoluções e insatisfações.
O fato de ser uma tecnologia 100% acessível por qualquer smartphone conectado à internet, dá ao varejista flexibilidade para gerenciar estes conteúdos em seus diferentes canais de venda, sejam eles online ou offline. A digitalização do PDV traz a oportunidade de entender os consumidores de uma maneira mais ampla, pois os dados coletados online agora podem ser cruzados com dados coletados em lojas físicas.
Trazer esse tipo de inovação para o seu cliente agrega valor ao seu produto e torna sua marca única. Uma experiência diferenciada fará com que as pessoas comentem e compartilhem de maneira orgânica, beneficiando ainda mais a sua loja. Os seus concorrentes serão uma lembrança “ultrapassada” na memória dos seus fiéis consumidores.
O ARCommerce é uma tendência e veio para ficar, vide os investimentos bilionários que estão sendo feitos nos metaversos. As experiências de projeção, teste e visualização de produtos virtuais estão evoluindo para se integrarem a contextos imersivos muito maiores. Nesses mundos paralelos teremos pessoas consumindo e construindo uma nova sociedade virtual.