Posicionamento ABRADi
A ABRADi – Associação Brasileira dos Agentes Digitais tem acompanhado a intensificação do debate a respeito da veiculação de publicidade em sites responsáveis pela propagação de fake news ou de conteúdos inadequados, e seu potencial impacto negativo na reputação das marcas anunciantes e mais amplamente na sociedade.
Acreditamos que a excelência da publicidade digital brasileira, com a eliminação do financiamento de sites impróprios a partir da venda de espaço publicitário, é responsabilidade de todo nosso ecossistema: anunciantes, agentes digitais e veículos de mídia. Por isso estamos em constante busca por melhores práticas, incentivando comportamentos e processos que evitem danos às marcas, ao mesmo tempo em que colaboram para um ambiente digital transparente e sustentável.
Nesse contexto, cabe a nós, agentes digitais, fornecer apoio técnico e operacional para que os anunciantes tenham condições de impedir a vinculação de suas marcas a conteúdos inapropriados, respeitando-se três pontos fundamentais:
- Apresentar de forma transparente os cuidados na contratação de mídia programática – onde não se definem os veículos e sim o perfil da audiência – deixando claro os cuidados necessários neste tipo de mídia para evitar a veiculação em sites indesejados;
- Recomendar a criação de uma lista de sites onde a empresa não deseja veicular seus anúncios, incluindo sites que reconhecidamente promovem conteúdo indevido, e assegurar a atualização sistemática dessa lista sempre que novos veículos inapropriados sejam identificados;
- Fornecer relatórios com a relação dos sites em que a campanha foi veiculada, periodicamente, criando meios para que o anunciante tenha conhecimento do ambiente em que sua marca está sendo exposta.
É importante salientar a importância da contratação de agentes digitais especializados em mídia programática, fornecedores capazes de desenvolver estratégias de mídia efetivas no atingimento de seus objetivos comerciais e, ao mesmo tempo, seguras, oferecendo os cuidados técnicos necessários para impedir que as marcas sejam relacionadas a conteúdos indesejados, promovendo, mesmo que indiretamente, iniciativas relacionadas à disseminação de conteúdos indevidos.