Por que poupar capital e investir em um bom atendimento ao cliente pode ser rentável?
Custa menos fidelizar um cliente do que conquistar um novo
Customer service, ou atendimento ao cliente, é um dos aspectos-chave de qualquer negócio. Um cliente satisfeito volta a consumir produtos e serviços da empresa que tem confiança, além de também recomendá-la para amigos. Assim, é de extrema importância investir em um bom atendimento ao cliente.
Fidelizar um cliente já existente é quase 10 vezes mais em conta do que conquistar um novo. Os clientes que se satisfazem com a compra chegam a recomendar a empresa para umas cinco pessoas. Uma experiência ruim pode levar os números para o lado oposto, e a propaganda negativa pode fazer com que perca o cliente, além dos clientes em potencial.
É preciso preparar um time que saiba ouvir o cliente. Para tanto, se faz necessário investir em um bom treinamento da equipe e que todos estejam alinhados para dar o suporte necessário. É importante que as pessoas tenham empatia na hora de atender e estejam dispostas a responder a quaisquer problemas que o cliente enfrente com calma e competência.
O cliente não compra somente pelo preço, mas por toda a experiência. Por exemplo, se alguém precisa comprar um presente para alguém especial em uma data comemorativa e tem poucos dias. O cliente pode pagar mais caro em uma empresa que confia para que o produto chegue a tempo, ao invés de outra que iria arriscar.
Outra tática essencial é inserir formas de comunicação que facilitem a vida do cliente. Muitas pessoas não gostam mais de usar o telefone ou receber ligações. Mensagens de WhatsApp, por exemplo, podem resolver o problema de forma ágil. É preciso também se adaptar ao que o cliente prefere.
Oferecer serviços de chat e e-mail para a comunicação pode ajudar o cliente a resolver qualquer problema. Os e-mails, no entanto, devem ser respondidos rapidamente, e não deixados na caixa de entrada por dias. O cliente gosta de ter atenção o quanto antes.
Pesquisas de satisfação são bastante úteis. O feedback dos clientes é fundamental para readequar o atendimento ao cliente. Assim, é possível fazer ajustes com a equipe para que mais e mais clientes fiquem satisfeitos com a compra. Também é possível oferecer algum voucher ou desconto na próxima compra para os clientes que derem seu feedback.
O número de vendas, com todo esse cuidado, deve aumentar, assim como também o lucro da empresa. As empresas que têm um capital extra podem investir em uma capitalização, por exemplo, para guardar dinheiro com segurança. A empresa pode ir crescendo com o investimento no atendimento ao cliente e outras estratégias para avançar com os negócios.