Plusoft lança oferta de voicebot para expandir opções de soluções de atendimento ao cliente
Solução aumenta acessibilidade no suporte ao consumidor e apresenta mais uma opção no atendimento ao cliente
A Plusoft, uma das principais empresas de Human Experience (HX) e Customer Experience (CX), anuncia sua oferta de voicebot com inteligência artificial como opção para negócios que desejam expandir o contato com o cliente e aumentar o acesso de diferentes públicos aos canais de comunicação.
A solução faz parte da plusoft AI, plataforma de assistentes virtuais e chatbots inteligentes da Plusoft, que se diferencia do mercado por oferecer uma integração 100% omnicanal, integrando em um único local todas as interações realizadas pelo usuário e marca e permitindo que a pessoa utilize diferentes canais de atendimento para finalizar uma solicitação.
Utilização e acessibilidade
O funcionamento de um voicebot inicia-se de forma bem parecida com o das Unidades de Resposta Audível (URAs), com uma pessoa ligando para uma central de atendimento e sendo recebida por um robô que se apresenta e pergunta no que pode ajudar. O segredo está no diálogo fluído que ocorre logo depois.
“Diferentemente de uma URA, o voicebot não está preso à uma árvore de decisão que só entende uma única resposta”, afirma Bruna Alves, vice-presidente de Marketing, Inovação e Produtos da Plusoft. “Por ter inteligência artificial, a ferramenta evolui de acordo com o uso e proporciona respostas melhores para o usuário.”
Alves ressalta que a solução também desempenha um papel importante para o crescimento do uso de canais digitais de atendimento em diferentes públicos. “O Brasil, infelizmente, possui um alto nível de analfabetismo funcional, o que faz com que muitas pessoas não se sintam confiantes em enviar mensagens de texto. O uso de uma solução de voz resolve esse problema e abre portas para atender com velocidade mais consumidores”, enfatiza.
Segmento em ascensão
Emergente, o mercado de chatbot de voz deve crescer nos próximos anos devido uso crescente de alto-falantes inteligentes e adoção de tecnologias como de reconhecimento de identidade por voz.
De acordo com dados levantados pela IndustryARC no relatório “Voicebots Market Report – Forecast (2022-2027)”, o mercado de bots de voz deve alcançar USD 98,2 bilhões em 2027, crescendo em média 18,6% nos próximos anos. Segundo os dados de 2021, a América do Norte liderava a adoção desse rercurso, com 37% de participação de mercado, sendo seguida pela Europa (28%), Àsia (19%) e América do Sul (10%)
Solemar Andrade, CEO da Plusoft, acredita que a participação da América Latina nesse mercado deve crescer nos próximos anos e que os negócios que se prepararem para esse momento estarão em vantagem competitiva.
“Assim como acontece com outras soluções de conversação, o voicebot oferece um atendimento cada vez melhor à medida em que é ‘testado’ por diferentes públicos de uma empresa. Iniciar o uso dessa ferramenta agora garante que os negócios estejam mais preparados para, em um futuro bem próximo, atender de forma eficiente essa demanda que só deve crescer.”