Pesquisa TeamViewer: Com novas políticas e infraestrutura de TI, empresas se preparam para a força de trabalho “híbrida” do futuro
Um projeto de pesquisa patrocinado pela TeamViewer, líder mundial em soluções rápidas e seguras de conectividade remota e tecnologias de digitalização de ambientes de trabalho, mostrou que 75% das empresas ouvidas na sondagem reportaram crescimento em 2020 graças à adoção de tecnologias e ambientes remotos de trabalho, mas agora enfrentam desafios como ‘fadiga do Zoom’, coesão de equipe e colaboração – observando ainda que novas políticas e infraestrutura tecnológica são considerados elementos fundamentais para apoiar a clara tendência que aponta para um ambiente de trabalho híbrido de longo prazo.
De acordo com o levantamento concluído em abril de 2021 com mais de 200 executivos nos Estados Unidos, as empresas já iniciaram o movimento de afastamento de um ambiente de trabalho totalmente remoto para uma força de trabalho híbrida. Mais da metade (52%) dos entrevistados trabalham remotamente, enquanto 30% trabalham em casa, 30% em tempo parcial no escritório e 18% em tempo integral no escritório. Até o final de 2021, 42% esperam continuar remotos, 30% esperam ser híbridos e 29% estarão no escritório/local físico de trabalho. No longo prazo, a mudança de política mais antecipada em 2021 deverá ser a inclusão de um horário híbrido de “2 dias no escritório por semana”.
“Em 2020, as empresas demonstraram uma notável capacidade de crescer e manterem-se prósperas em um ambiente de trabalho remoto”, diz Finn Faldi, Presidente da TeamViewer Américas. “No entanto, se olharmos para além da pandemia, o que vemos agora são empresas remodelando e reconfigurando suas estruturas fundamentais de trabalho para um modelo híbrido com base em tecnologias capazes de conectar com perfeição tanto os funcionários no escritório quanto as equipes remotas, sem importar onde quer que estejam localizados”.