O Gerenciamento de serviços em TI é a estratégia em nuvem ideal para os negócios, por Marcos Rocha*
/ A gestão ineficiente dos serviços de TI podem acarretar em altos custos para as empresas. Nesse sentido, a falta de planejamento estratégico em tecnologia pode trazer um déficit orçamentário, pois ao gerir uma possível crise em falhas de processamento de dados, armazenamento em nuvem ou na instabilidade de serviços digitais, o cenário pode ser drástico, com elevados custos para contingenciamento dos problemas emergenciais.
Os gargalos são conhecidos popularmente nas linhas de produção fabris, no entanto, existe o gargalo tecnológico, quando há sobrecargas no acesso aos sites que deixam as páginas fora do ar, por exemplo.
Uma solução estratégica é o Gerenciamento de serviços em TI, que proporciona excelência para a competitividade com os grandes players de mercado e, paralelamente, proporciona o crescimento orgânico dos negócios. Para ter êxito, é necessário preencher os pré-requisitos do ISO 20000 e envolver a governança de TI prevista nos frameworks, a exemplo do COBIT, ITIL e CMMI; correspondendo às exigências dos clientes.
O gerenciamento de serviços em TI traz muitos benefícios na qualidade de um ecossistema digital com armazenamento em nuvem, como na geração de receitas pelo aumento da velocidade no processamento de dados e integração plena nas aplicações digitais que impactam em todas as áreas e hierarquias das empresas.
Quando os processos e projetos estão alinhados, as equipes se tornam mais engajadas, impactando diretamente no clima organizacional e no aumento da produtividade e resultados mais efetivos para o mercado.
A tecnologia é a grande aliada, inclusive, em quadros de retração econômica, pois reduz gastos operacionais com a implementação de ferramentas digitais. Portanto, a área de TI nunca deve ser vista como um custo ou despesa, mas sim como um investimento seguro para o controle dos processos internos, gestão operacional e aumento da receita líquida.
Além disso, o gerenciamento dos serviços em TI automatiza tarefas e reduz os custos fixos e variáveis, diminuindo os riscos financeiros. Outra questão importante é que os serviços digitais armazenados em nuvem mais recomendados são os que permitem a implementação de uma estrutura de backup offsite (backups protegidos na nuvem), VPN criptografada, servidor na nuvem com infraestrutura escalável, load balance para distribuição de cargas e gerenciamento de ambiente especializado.
Alguns pontos importantes em destaque são: anteceder as possíveis crises, sejam elas econômicas ou de instabilidade de sistemas internos ou externos, deve existir um plano de investimento para armazenamento de dados em nuvem, com monitoramento dos fluxos de dados, que envolvam a governança de TI, com os frameworks que envolvam o ISO 20000.
Os ganhos na eficiência apresentam as ações de TI ininterruptas nos serviços em nuvem, com soluções rápidas para gerir possíveis crises com o menor impacto possível no contexto orçamentário e na produtividade e na qualidade de entrega ao cliente final.