Makro inova para personalizar o sortimento no varejo brasileiro e colombiano com tecnologia da Symphony RetailAI
Solução da Symphony RetailAI para Shopper Centric Retailing é a mais avançada do mercado mundial na atualidade, combinando recursos de inteligência humana e artificial
A nossa forma de viver, trabalhar e consumir mudou drasticamente: novos comportamentos, preferências e canais. E essas mudanças serão permanentes – o novo normal é radicalmente diferente e seguirá mudando e afeando os modelos de negócio, em particular o varejo.
Com isso compreender o novo comportamento do consumidor é cada vez mais importante: antes era um desafio, agora é uma questão de sobrevivência.
No Brasil desde 1972, o Makro sempre teve como premissa manter o consumidor no centro de suas decisões e segue atento às atuais transformações, para oferecer uma experiência de compras cada vez melhor e mais personalizada.
Ao atender historicamente tanto os consumidores profissionais (restaurantes, bares) como os finais, o grupo vê-se hoje diante da necessidade de refinar sua excelência em fatores como personalização, sortimento e exposição, por exemplo.
Para alcançar este objetivo, a rede passa a contar com a inteligência artificial para acelerar a inteligência humana, por meio de uma parceria com a Symphony RetailAI.
A partir de algoritmos especializados, a solução da Symphony para Shopper Centric Retailing está apta a analisar dados de consumo para segmentar consumidores e identificar critérios, preferências de compra, grau de ‘lealdade’ a cada produto e até mesmo o nível de transferência de preferência para outros itens.
Com essas informações, os algoritmos sugerem a melhor combinação de produtos e forma de exposição para facilitar a experiência de compras dos consumidores, tanto profissionais quanto finais. E cada loja poderá ter uma personalização específica, capaz de atender os dois segmentos.
Conforme atestam estudos realizados pelas principais consultorias de varejo do mundo, empresas com foco no consumidor fidelizam seus clientes e inspiram seus colaboradores, gerando um círculo virtuoso de crescimento, acelerado pela combinação humana e tecnológica.