Eunerd divulga Relatório de Field Services e avalia as tendências da tecnologia aplicada ao varejo
De acordo com o estudo, o aumento no uso de dispositivos tecnológicos nas lojas físicas se deve à tendência de garantir uma continuidade de experiência entre as paredes e os andares dos estabelecimentos, melhorando a jornada de compra do cliente
A Eunerd, startup que faz parte do Programa de Corporate Venture Capital da Positivo Tecnologia, abriu suas portas para os milhares de técnicos que ficaram sem trabalho durante a pandemia, após um estudo dos especialistas da startup que perceberam uma alta demanda em 2021 e 2022, em decorrência da retomada do mercado em suas atividades normais. Foi essa inteligência de campo que permitiu à startup avaliar e estruturar o Relatório de Field Services, documento que analisa os sinais de demanda, detecta tendências que mostram onde as indústrias estão direcionando suas tecnologias e prevê o que essas tendências significam para o trabalho de TI nos próximos anos.
Segundo o estudo, o ano de 2022 está sendo de crescimento para o setor de serviços. Empresas que trabalham com vários dispositivos contam com o Field Services, ou seja, com a força de trabalho de profissionais de tecnologia em campo, para uma melhor experiência e capacidade de mobilização. Uma oportunidade excelente para atender a demanda volátil em locais cada vez mais dispersos.
Novos dados de pesquisa apontam que o setor de varejo está impulsionando a atual explosão de oportunidades. As vendas no segmento aumentaram em 8,8% e o número de lojas subiu para 2,7% com um aumento de 4,3% nas remodelações no ano de 2022. Na média, os investimentos com TI neste setor aumentaram de 40 a 50% desde 2019.
De acordo com o Relatório de Field Services, realizado pela plataforma Eunerd para mapear o crescimento da demanda entre as categorias de serviços em 2021, observa-se que a solução wireless cresceu 36% e o trabalho com dispositivos conectados cresceu a uma taxa de 31%, ambos no segmento de varejo. O fator principal de impacto desse crescimento foi a tendência de garantir uma continuidade de experiência entre as paredes e os andares das lojas de varejo, conectando a comodidade de acesso por aplicativos ao seu atendimento presencial, melhorando a jornada de compra do cliente.
“O trabalho de infraestrutura tecnológica aumentará nos próximos 12 meses. Como empresas investem mais em conectividade de dispositivos, continuaremos a ver um aumento de serviços de redes para habilitar redes sem fio e conexão de dispositivos, especialmente no varejo”, explica Daniel Tutita, co-fundador e CEO da Eunerd.
O aumento de instalações e atualizações de dispositivos com tecnologia wireless tem colocado pressão sobre a infraestrutura de rede, e esse impacto resultou em um aumento de 42% em instalações de rack e atualizações para todos os equipamentos de rede, em relação ao ano passado. A demanda por trabalho relacionado ao autoatendimento também cresceu 42% em 2021, em comparação com 2020. Este esforço está relacionado a uma dor única de todos os setores da economia: a escassez de mão-de-obra, que torna os dispositivos de autoatendimento um caminho viável em meio à incerteza que os varejistas estão enfrentando para reter e atrair colaboradores.