Entenda como insatisfação de colaboradores pode ser contagiosa, e como agir para evitá-la
Ações rápidas e certeiras podem cortar pela raiz a insatisfação e evitar problemas futuros
O que é pior que colegas insatisfeitos e desmotivados? São colegas desmotivados que levam todo o resto da equipe para o mesmo estado de espírito. Em uma empresa, os colaboradores são a chave do sucesso de seu empreendimento; portanto, fazer do bem-estar deles uma importante peça no quebra-cabeças do gerenciamento empresarial é fundamental. Além disso, funcionários satisfeitos são funcionários mais produtivos.
Para evitar esse problema, o primeiro passo é identificar as principais causas do descontentamento para, em seguida, planejar soluções. Até que ponto a insatisfação no trabalho deve ser encarada como um sinal para que a organização precise rever conceitos e realizar mudanças? Ou quando saber qual é o momento certo de intervir na empresa ou na atitude dos funcionários?
Confira algumas dicas de como identificar e planejar soluções para a insatisfação de seus colaboradores na sua empresa.
Mapeamento
Primeiramente, devemos realizar pesquisas relacionadas à satisfação dos colaboradores e ao clima organizacional. Normalmente, as pesquisas são anônimas, e fazem com que o RH tome conhecimento das principais reclamações dos colaboradores. A proposta é criar uma análise sobre a raiz do problema e encontrar formas de alcançar uma solução viável.
É muito importante a classificação das queixas em categorias, para poder concentrar os esforços em áreas separadas. Talvez, um grupo esteja descontente com o salário e o pacote de benefícios oferecidos pela empresa. Outros podem estar com queixas sobre sobrecarga de trabalho e até mesmo dos colegas de trabalho. Sempre há aquelas pessoas que acreditam que o problema está na liderança do setor. Conhecer a fundo estes pontos te ajudará a entender como lidar com funcionários insatisfeitos.
Existe uma solução diferente para cada caso. Portanto, fazer esse mapeamento para determinar o nível de insatisfação, sua origem e seu alcance dentro do grupo de funcionários é de suma importância.
Capacitação
No entanto, muitas vezes, as queixas dos trabalhadores se referem a aspectos mais delicados, como o relacionamento entre liderança e colaboradores. Portanto, vale ressaltar a importância da investigação da situação para chegar a um denominador comum. Nesse caso, é sempre bom investir na capacitação da liderança no que se refere à gestão de pessoas. Além da análise de todos os aspectos técnicos, os gestores de departamentos precisam desenvolver competências para a gestão de projetos, mas principalmente de pessoas, que têm sentimentos e se sentem cansadas ou pressionadas pelo ambiente de trabalho. Uma boa forma é investir em cursos de uma faculdade de Administração, para dar mais ferramentas para os gestores minimizarem os conflitos.
Estabelecer uma comunicação clara e direta, com estabelecimento de metas, feedbacks construtivos e gestão de conflitos de forma pacífica, são os conhecimentos almejados para que os líderes saibam como lidar com funcionários e consigam conciliar alta produtividade e satisfação.
Substituição
Em alguns casos, apesar de seus maiores esforços, é impossível reverter o quadro de um funcionário insatisfeito. Se não houver maneira de mudar a disposição do funcionário, a melhor alternativa pode ser a substituição do mesmo, embora pareça uma decisão drástica. Pior que um colaborador insatisfeito que sai da empresa é aquele que fica e contagia o resto da equipe. Ele pode prejudicar o clima, o desempenho e a produtividade do restante do grupo, que pode transformar a situação em uma avalanche de demissões em massa.
Análise da concorrência
Como já foi dito, alguns dos seus colaboradores podem reclamar de salários, benefícios e carga de trabalho. Para esses casos, uma boa solução é pesquisar a concorrência, para descobrir se eles têm uma parcela de razão.
Descubra se os salários que a sua empresa oferece são compatíveis com a média de mercado, considerando negócios da mesma região, porte e ramo de atividade. Se eles forem realmente inferiores, sinalize essa discrepância à diretoria.
Remuneração e benefícios atrativos não são os únicos fatores para captar e reter talentos, mas são extremamente importantes para alcançar esse objetivo. Portanto, a empresa deve realizar um esforço para melhorar esses números.
No entanto, se a sua organização pratica a média do mercado, esse é o momento para começar uma campanha de comunicação interna ou endomarketing. Pense em outras empresas como concorrentes que disputam os mesmos talentos e desenvolva estratégias para mostrar a eles que a sua organização é, sim, uma excelente opção.