E-Commerce é preferência entre 74% dos consumidores brasileiros
Marcas devem apostar em Customer Experience para se destacarem no comércio online
De acordo com relatório da NeoTrust, de janeiro a março de 2021, o e-commerce no Brasil registrou R﹩ 35,2 bilhões em vendas, aumento de 72,2% na comparação com 2020. Mesmo com o agravamento da pandemia de coronavírus no Brasil no primeiro trimestre do ano, março de 2021 foi o maior mês da história em volume de vendas do e-commerce no país.
Com o comércio online sendo a preferência entre 74% dos consumidores, como apontam dados da NZN Intelligence, o Customer Experience deve se tornar uma prioridade. Assim, soluções analíticas, para se conhecer e entender a jornada do cliente, se tornam obrigatórias para quem quer colocar o cliente no centro do negócio e entender passo a passo a jornada do consumidor.
Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, cerca de 63% das experiências de compra registradas no mercado mundial começaram online, segundo relatório divulgado pelo Thinkwithgoogle em 2018. Isso representa um motivo para investir na presença virtual da sua marca. Para atender as demandas dos consumidores é importante lembrar que cada consumidor apresenta padrões e hábitos próprios.
O que é preciso para oferecer uma experiência de excelência?
Conteúdo
De acordo com Antonio Piccinini, head de Parcerias, Canais e Alianças da Acquia para América Latina e Caribe, é importante que as marcas busquem implantar uma plataforma de DXP aberta onde as soluções sejam baseadas em cloud. “As empresas devem se atentar a plataformas para infraestrutura escaláveis, gerenciamento de conteúdo de forma mais rápida para o negócio, para melhorar a experiência do cliente. Por exemplo: ajustar os portais e canais digitais, ou se tem uma campanha com alta quantidade de acesso”, diz.
Usabilidade
Nem sempre o responsável por gerenciar estes conteúdos é um expert em programação. Por isso, plataformas “low-code” são a melhor alternativa para essa transformação digital. “Isso cria a facilidade de criar conteúdos e experiências sem código, para assim poder fazer alteração em páginas, criando novos produtos rapidamente, que a experiência do cliente ou mercado pede”, explica Antonio.
Dados
Do lado de marketing, o conjunto de soluções utilizadas pelas marcas devem contemplar ferramentas analíticas, de big data, de conhecer o cliente com a plataforma CDP. “Isso serve de gatilho para a próxima jornada, onde a gente entra na parte de orquestração, omnicanalidade, integração da jornada do cliente em múltiplos canais. Esse conjunto de soluções que contemplam a DXP da Acquia. E é base sendo open source, facilita o contato com múltiplas soluções do mercado, que acelera ainda mais essa integração”, completa.