Dia do cliente: 12 sugestões de mensagens de cobrança
Confira dicas para se comunicar por texto com clientes que têm contas a pagar, já vencidas ou não
Quem tem pagamentos a receber vive na constante expectativa de que eles sejam feitos em dia, antes que se tornem dívida e inadimplência – ainda mais porque o número de inadimplentes nunca foi tão alto no Brasil, conforme apontam recentes pesquisas.
Assim, é cada vez mais importante dominar o relacionamento com clientes de forma a evitar grandes problemas com cobrança de dívidas. E vale aproveitar os benefícios da tecnologia para facilitar esse processo. “Antes de mover maiores recursos, as empresas podem recorrer à comunicação por mensagens escritas, que costumam gerar custos menores, ser menos invasivas e podem levar a soluções imediatas. Às vezes, tudo o que o cliente precisa é um lembrete gentil”, afirma Hederson Albertini, CEO do birô de crédito Assertiva Soluções.
Isso é, investir no uso de ferramentas como SMS, WhatsApp e e-mail pode ser um caminho tranquilo e eficiente para garantir o recebimento dos valores devidos. Além de aviso de data de vencimento se aproximando (cobrança preventiva), também podem ser enviadas propostas de negociação e códigos de pagamento atualizados, por exemplo.
Porém, é preciso estar muito atento: o Código de Defesa do Consumir, em seu artigo 71, define como crime mensagens de ameaça, coação ou com informações falsas a fim de intimidar o cliente. Por isso, a regra de ouro é buscar ser sempre bem-educado, simpático e, de preferência, solícito na comunicação. Para ajudar, a Assertiva elaborou alguns modelos de mensagem alinhadas ao objetivo de cobrança, mas que também colaboram com o bom relacionamento entre empresas e clientes. Confira:
SMS: vale lembrar que a ferramenta limita as mensagens a 160 caracteres e que restringe o uso de acentuação.
• Olá, ! Não esqueça que sua fatura vence dia 15/10. Ela está disponível em nosso sistema ou pode ser paga pelo aplicativo do seu banco, o código é: ___
• Olá, ! Sua dívida pode ser renegociada. O telefone para contato é: ___. Evite mais juros. Fale com nossa equipe hoje mesmo!
• Oi, . Tudo bem? Tenho uma ótima notícia: oferta exclusiva para renegociar suas dívidas em atraso. Vamos conversar? Entre em contato: ___
• Esqueceu de pagar sua fatura? Não tem problema, _! Responda com a palavra FATURA e um novo boleto com vencimento para o próximo dia útil chegará pra você!
WHATSAPP: é preciso ter autorização prévia para usar essa ferramenta como canal de comunicação
• Olá! Seu cartão de crédito vence em 3 dias. Não deixe para a última hora. Clique aqui e resolve isso agora mesmo: (link para boleto)
• Olá, ! Tudo bem? Notamos que a parcela do mês está em aberto. Imprevistos acontecem, não é mesmo? E para sua comodidade estamos disponíveis aqui no WhatsApp e com condições especiais de pagamento. Nos dê um oi e vamos conversar!
• Tem boa notícia chegando no seu WhatsApp, _! Estamos iniciando a semana da regularização de dívidas! E aí, que tal ver o que podemos fazer por você? Confira as condições especiais de pagamento! Responda essa mensagem e vamos conversar!
• Oi, ! Tudo bem? Estou com um problema e gostaria de verificar se pode me ajudar. Em nosso sistema consta uma pendência de R$, referente ao produto , que você adquiriu em //__. Seria possível quitar esse valor até amanhã? Se não for bom pra você, quando seria uma boa data? Converse com a gente! Vamos resolver juntos!
EMAIL: aqui existe a oportunidade para mensagens mais longas e detalhadas
• “Olá, __!
Sou o(a) , da empresa _. Estou entrando em contato para lembrar você que nos próximos dias acontece o vencimento da sua parcela do mês de , referente a aquisição do produto/serviço , no valor de .
Para facilitar, estamos enviando seu código da fatura: __________.
Se tiver alguma dúvida ou quiser saber sobre seus próximos vencimentos, é só entrar em contato! Responda este e-mail ou nos ligue no número __. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.