Comunicação 360º: como estruturar um plano de ação e engajamento para melhoria nos negócios?
Técnica de comunicação 360° fideliza clientes, fortalece a marca e aumenta o lucro
Com o avanço da tecnologia da comunicação, o relacionamento das empresas com o cliente sofre constantes transformações. Hoje, uma marca ouve cada vez mais a opinião e as necessidades do seu público interno e externo. A comunicação 360º objetiva integrar os diversos canais de comunicação, propondo estratégias e ações nos ambientes online e offline para o sucesso da empresa.
Na comunicação 360º, o envolvimento dos departamentos da empresa – atendimento, vendas, marketing, tecnologia da informação, comunicação interna, recursos humanos, entre outros – deve relacionar-se com o cliente, com fala alinhada, respostas dinâmicas, rápidas e eficientes, satisfazendo o consumidor e assegurando a imagem positiva da marca.
Os benefícios desta prática são: credibilidade, pela coerência nos diferentes meios de comunicação; fidelização de clientes, pela postura e segurança no atendimento da empresa; valorização e fortalecimento da marca na percepção do cliente, pelo bom atendimento nos diversos canais do consumidor.
Com a possibilidade de conquistar maior quantidade de consumidores, a criação de campanhas diretas para públicos de diversos perfis proporciona uma visão mais ampla de mercado, inclusive impacta a concorrência, além de melhoria no relacionamento com o cliente, fortalecimento da marca, projeção comercial e lucratividade.
A elaboração do plano de ação eficiente, na comunicação 360º, foca em alguns pontos marcantes: levantamento do ciclo de vida do cliente; aspectos favoráveis da relação duradoura empresa-consumidor, tanto na internet como fora dela; e integração do marketing digital associado às campanhas nos meios de comunicação, como televisão, rádio, materiais impressos e PDV (pontos de venda).
Inicialmente, se definem os objetivos com foco no interesse do público-alvo, fundamental para a campanha 360º. A seguir, o plano de ações estabelecerá o conteúdo de cada canal de comunicação, estratégia de vendas e análise da tomada de decisão por parte do cliente no momento da compra do produto.
Para a estratégia ter sucesso, a segmentação é importante, ou seja, quem será atingido pela ação adotada com aquele canal de comunicação. Com canais devidamente articulados e integrados, linguagem forte e coerente, a consequência será a economia orçamentária e o aumento de faturamento.
Monitorar o desempenho da campanha permite a análise das métricas e extrair informações para novas estratégias. Seja uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, o investimento no marketing 360º deve resultar na imagem positiva da marca e no aumento das vendas.
A comunicação 360º favorece de forma significativa o profissional formado no curso de administração, para compartilhamento de informações, promoção do diálogo nas diferentes frentes de ação, planejamento efetivo e contínuo, melhoria no atendimento do cliente, gestão empresarial e lucratividade nos negócios.