Como grandes empresas estão usando programas de fidelidade para ampliar as estratégias de marketing
Startup busca reforçar o compromisso com a fidelização de clientes de grandes nomes do mercado
Segundo o levantamento Panorama da Fidelização no Brasil 2023, 64,1% dos entrevistados acreditam que atualmente os programas de fidelidade trazem benefícios tanto para as companhias quanto para os consumidores. É nesse sentido que grandes empresas estão reconhecendo o potencial dos programas de loyalty como forma de estabelecer relacionamentos sólidos com clientes e parceiros.
Para Nara Iachan, CMO e cofundadora da Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, os programas de fidelidade incentivam uma base sólida de clientes leais, uma vez que, a solução proporciona ofertas e benefícios personalizados de acordo com a preferência e necessidade, resultando em uma maior predisposição para novas compras e transações, além de proporcionar insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, permitindo estratégias mais eficazes.
Pensando nisso, a CMO separou as principais vantagens de grandes empresas utilizarem os programas de fidelidade. Confira a seguir:
- Personalização e retenção
A partir de inteligência artificial preditiva, tecnologia que consegue prever os comportamentos, desejos e necessidades dos clientes, é possível criar ofertas e vantagens únicas para a necessidade de cada empresa que possui clube de benefícios, mantendo o seu público-alvo engajado. - Coleta e análise de dados
Por meio da coleta e análise de dados, é possível explorar, de forma inteligente e detalhada, grandes volumes de dados, sendo eles estruturados ou não. O objetivo será sempre descobrir padrões, relações e insights não óbvios, como comportamentos e preferências, dados importantes no momento de tornar um consumidor fiel à marca. - Medição de fidelidade do cliente
Medir a fidelidade do cliente permite que o sucesso da estratégia seja avaliado, testando os seus resultados e realizando melhorias contínuas, se necessário. Além disso, auxilia a prever o seu desempenho futuro se as tendências atuais de fidelidade do cliente se mantiverem.
“Com mais de 20 grandes empresas parceiras no portfólio, entre elas, Bradesco, Elo e Natura, desenvolvemos estratégias eficazes e rentáveis para que as empresas mantenham um relacionamento envolvente e atrativo com o seu público. Clientes fidelizados tendem a ser mais resilientes diante de desafios e mudanças no mercado. Eles estão menos propensos a migrar para a concorrência apenas por questões de preço ou ofertas temporárias, demonstrando uma lealdade que proporciona estabilidade e previsibilidade aos negócios”, finaliza a CMO.
Texto original: pinepr.com