Cobrança indevida leva inadimplentes a desligarem o telefone, 73% deles dizem não atender ligações
Após atingir a marca dos 63 milhões de inadimplentes de acordo com o Serasa, o Brasil ainda caminha em fase de retrocesso. Segundo a comparação realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o número de consumidores inadimplentes cresceu 2% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior. Na avaliação do SPC Brasil, embora o número de consumidores com o nome sujo continue subindo no cálculo interanual, o ritmo no geral ainda é de desaceleração, fato que enfatiza a gestão da cobrança. As empresas credoras têm o livre arbítrio de atuar por diferentes meios legais para cobrar este consumidor, no entanto, na maioria dos casos, este contato é feito por telefone e diversas vezes ao dia.
Com objetivo de compreender as expectativas e demandas deste setor o Instituto Locomotiva, em parceria com o serviço de cobrança digital Negocia Fácil realizou o “Raio-X do brasileiro em situação de inadimplência”. O levantamento entrevistou 934 devedores e descobriu que 73% deles deixaram de atender telefonemas de números desconhecidos, a fim de evitar essa cobrança constante. “O devedor se sente constrangido com este tipo de ligação. Nem sempre o inadimplente quer que as pessoas ao seu redor o ouçam negociando uma dívida, essa abordagem do telemarketing acontece a qualquer hora, podendo incomodá-lo até mesmo no trabalho”, relata José Moniz, Head de Negócios Digitais do Negocia Fácil.
E os problemas vão além. De acordo com a pesquisa 93% dos devedores sofrem impactos negativos em outras esferas de sua vida social. A preocupação com as dívidas chega a tirar o sono de 87% dos entrevistados, além de comprometer o estado emocional de 91%. Dados como estes, enfatizam que apesar da ausência de dinheiro, os devedores se preocupam com seus débitos em atraso e buscam alternativas para quitá-los, porém talvez seja necessário o amadurecimento do mercado na forma de fazer cobrança.
Desde 2017, o Negocia Fácil passou a transformar suas cobranças de dívidas em uma experiência de “não cobrança”, mas sim “venda de adimplência”. Esta metodologia oferece ao consumidor caminhos para renegociação de forma simples e eficaz. Além disso, a plataforma é totalmente digital, o que possibilita que o devedor negocie sua dívida quando desejar e de onde estiver, sem intimidação.
“Essa metodologia, denominada como Neo Collect, possibilitou que o Negocia Fácil realizasse 5,4 milhões de acordos e arrecadasse mais de R$300 milhões. Ao transformar a forma que nos dirigimos ao inadimplentes, mudamos os resultados e potencializamos a cobrança”, conclui Moniz.