Chatbot redesenha processo de cobrança da RDC Férias
As ligações foram substituídas por um projeto conversacional que trouxe agilidade para o cliente e significativa recuperação de crédito para a empresa
Imagine que você esqueceu de pagar uma conta, ou o orçamento do mês não foi suficiente para ficar no azul sem pendências financeiras. Para te lembrar do atraso ou sugerir uma alternativa de pagamento, o que você preferiria: receber a ligação de um atendente seguindo um roteiro, em que a única mudança parece ser o nome do cliente, ou interagir com um assistente virtual que pudesse informar até mesmo o código de barras?
Essa foi a análise que a RDC Férias, clube de férias e viagens programadas, fez quando decidiu mudar o processo de cobrança para os 75 mil associados do serviço de mensalidade para planejamento de férias – que cobra R$202,90 mensais e dá direito a sete diárias de hospedagem, para até três pessoas, em todo o Brasil. Antes, a empresa utilizava uma central de relacionamento com o cliente, com 38 agentes, e outra de reserva de viagens, com 95 atendentes, para o processo, mas os resultados não atingiam o esperado. Para vencer o desafio, a RDC Férias optou pelo uso de um chatbot, desenvolvido na Plataforma de Comunicação da Zenvia.
“Antes do chatbot, nossa rotina de cobrança não era contínua. Uma determinada célula fazia campanhas de ativação entre outubro e dezembro, geralmente, e a taxa de conversão não chegava a 5%. Com o chatbot, ainda na fase de teste, já alcançamos 8% de retorno”, conta Sergio Pironato, diretor de TI e Operações da RDC Férias.