Brand protection: como o atendimento ao cliente fortalece a proteção da marca
Além do registro de marca, estratégias ajudam na prevenção de fraudes e na preservação da reputação no ambiente digital

Diante do aumento de golpes virtuais, perfis falsos e produtos pirateados, empresas de todos os tamanhos têm enxergado cada vez mais a necessidade de proteger as suas identidades. Mais do que registros legais ou ações judiciais, o conceito de brand protection, ou proteção da marca, passou a incorporar uma atuação mais ativa no ambiente digital.
O que é brand protection e por que é importante?
Brand protection é um conjunto de práticas que visa proteger a propriedade intelectual de uma empresa contra ameaças como falsificação, concorrência desleal e ataques à reputação online. Trata-se de uma estratégia que combina medidas legais e tecnologias de comunicação para garantir que a marca seja reconhecida pelo público.
Ameaças podem causar prejuízos financeiros significativos e danos à imagem da empresa ao longo do tempo. E com o mundo cada vez mais digitalizado, qualquer empresa está sujeita a fraudes e perdas reputacionais, que, muitas vezes, são difíceis de reparar.
De acordo com André Provedel, associado sênior do grupo de tecnologia e propriedade intelectual do Trench Rossi Watanabe, em entrevista ao site LexLatin, essas medidas são fundamentais tanto para os titulares de marcas como para os consumidores, que podem ser enganados e até mesmo expostos a golpes ou riscos à integridade.
“As violações podem ser ostensivas e claramente identificáveis, como na reprodução integral e não autorizada de uma marca registrada famosa em um anúncio online, mas também podem ser sutis, como o uso de palavras-chave em estratégias de marketing digital com nítido caráter de concorrência desleal”, explica.
Entre as principais ações de brand protections, algumas formam uma base sólida de proteção, como:
• Registro de marcas e patentes para garantir direitos legais exclusivos;
• Monitoramento constante do uso da marca na internet e em marketplaces;
• Ações legais contra infecções e uso indevido de propriedade intelectual;
• Edição do consumidor para reconhecer canais e produtos oficiais;
Como o atendimento ao cliente fortalece a proteção da marca
A proteção da marca e o atendimento ao cliente estão relacionados, já que um influencia no outro. Além de resolver dúvidas e reclamações, esse canal é uma das frentes mais importantes na defesa da integridade da marca. Um atendimento atento e bem estruturado pode identificar indícios de fraude com rapidez e evitar que consumidores sejam prejudicados.
Uma das estratégias de online brand protection é criar um vínculo constante com os consumidores. Assim, ter um canal ativo, empático e bem treinado contribui para reforçar a credibilidade da empresa e reduzir o impacto de ameaças virtuais, além de aumentar a fidelização do público.
O atendimento também possui um papel educativo, já que é ele quem orienta o cliente sobre os canais oficiais da empresa, alerta sobre possíveis fraudes, ensina a reconhecer comunicações legítimas e reforça constantemente os elementos que distinguem a marca no mercado.
Entretanto, para que isso ocorra, é necessário investir em treinamento e atualização da equipe, além de integrar o atendimento às estratégias de marketing, jurídico e tecnologia. Dessa forma, a comunicação com o cliente deixa de ser apenas reativa e se torna parte ativa da proteção da marca.
Além disso, um atendimento bem estruturado pode antecipar crises e minimizar danos à imagem da empresa. Quando o consumidor sente que a empresa está atenta e disposta a ajudá-lo, mesmo em situações adversas, ele tende a manter um vínculo mais positivo com a marca.
Texto original: conversion.com.br