Banco Original usa inteligência artificial da IBM como instrumento de alavancagem de negócios
. O uso do assistente virtual com Watson cresceu 600% desde 2019
. Níveis de retenção no atendimento chegam a 93%
O Banco Original, primeiro banco no Brasil a proporcionar abertura de conta corrente 100% digital, anuncia os resultados positivos na 1ª fase de aplicação da inteligência artificial (IA) em seus canais de atendimento com clientes com o uso de IBM Watson Assistant, que roda na cloud pública da IBM.
A tecnologia tem permitido que o Original alcance altas taxas de retenção nos canais de atendimento, gerenciando com sucesso as demandas mesmo com o aumento dos números de acessos no período da pandemia. Desde 2019, o volume de suporte pelo assistente virtual teve um crescimento de cerca de 600%, ao mesmo tempo em que a retenção subiu de 70% para 93%.
Foi estabelecida uma ampla parceria entre a IBM e o Original, que será executada em fases distintas. Desde o lançamento da 1ª fase, no final de 2018, o assistente virtual do Banco do Original vem ampliando a importância e alcance desse atendimento em diferentes canais, como o App do banco, o Messenger, Internet Banking e o Whatsapp, e hoje já representa 70% de todos os contatos com os correntistas.
O IBM Watson Assistant utiliza a IA para entender a linguagem natural humana, processar a informação de maneira inteligente e devolver aos usuários respostas de forma rápida e com alto grau de precisão e confiabilidade. A utilização da IA nos canais de atendimento do Banco Original ajudou a suportar o crescimento exponencial do Banco, que contou com agilidade e disponibilidade da plataforma para atender seus clientes em um ambiente totalmente digital, levando a experiência do consumidor a outro nível. Atualmente, o assistente virtual do Banco Original atende a temas como pagamentos, depósito, saldo, fatura, cartão, extrato e investimento, levando respostas com rapidez ao correntista na hora de fazer uma consulta.