Assessor de investimento: atendimento personalizado é a porta de entrada para o mercado financeiro
Profissional tem papel fundamental na construção do portfólio do cliente
A educação financeira tem se tornado uma pauta cada vez mais importante na vida dos brasileiros. Nos últimos anos, foram várias as iniciativas de trazer mais informação e conhecimento para pessoas de fora do mercado financeiro, e isso tem sido muito positivo no mundo das finanças. Não à toa, as plataformas digitais de investimento estão sendo um sucesso, com recordes de novos investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores.
Diante desse cenário, os assessores de investimento estão sendo cada vez mais acionados para dar conta da alta demanda do mercado no momento. De acordo com dados da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), houve um aumento de mais de 27% no número de assessores financeiros no mercado brasileiro, o que representa cerca de 11 mil.
O que é um assessor de investimento?
Basicamente, um assessor de investimento é um especialista focado em ajudar clientes (pessoas físicas ou pessoas jurídicas) a iniciar uma carteira de investimentos que faça sentido com o seu perfil financeiro e seu perfil pessoal (objetivos e planejamentos para a vida da empresa ou da pessoa).
O objetivo do assessor de investimentos é estabelecer uma relação transparente com o cliente, de maneira a facilitar a melhor alocação de portfólio e a melhor rentabilidade para alcançar suas metas e seus objetivos, por meio dos investimentos.
Diferentemente do gerente do banco, o assessor é a pessoa responsável por desenvolver o conhecimento sobre a economia e sobre o mundo dos investimentos de diferentes tipos (renda fixa e renda variável, por exemplo), para que os clientes elaborem uma carteira de investimentos eficaz.
Assessor de investimentos x analista de investimentos
Muitas pessoas confundem a profissão de assessor de investimentos com a de analista de investimentos, e, apesar de terem papéis parecidos, as funções são diversas e complementares.
O analista de investimentos é, na verdade, o profissional que trabalha com o estudo de empresas e do mercado para análise, leitura, interpretações e tendências do mercado. Ele indicará os cenários macro e microeconômicos para comprar ou vender determinadas ações ou outros ativos financeiros. Por exemplo, o analista de investimentos poderá indicar se vale a pena investir em criptomoedas hoje para um investidor que pretende dar um salto maior na sua carteira.
Já o assessor de investimentos não faz recomendações de compra específicas, mas sugere alocações na carteira, além de identificar falhas e oportunidades para serem aproveitadas, de acordo com o perfil do cliente.