As quatro principais tendências do mercado digital, segundo João Appolinário
O presidente e fundador da Polishop, maior empresa omnichannel do Brasil, revela as maiores trends da transformação digital para os negócios
- Digitalização das empresas e pessoas
Como visto anteriormente, as empresas que não conseguiram adaptar seu ambiente para o mercado digital sofreram grandes danos, que abalaram não só o âmbito financeiro, como também acabou por afetar a imagem da marca na relevância e relacionamento com seus clientes. O mesmo aconteceu com o comportamento do público, que passou a realizar mais atividades e interações no ambiente online. “Mesmo agora, com as atividades presenciais voltando ao normal, as pessoas passam a utilizar o digital como complemento na sua decisão de compra, seja para ver reviews dos produtos ou mesmo para comparar preços e compartilhar experiências, além de outros recursos, como comprar online e retirar na loja”, explica João. - Intersecção entre ambiente físico e online
Segundo João, essa quebra de barreira entre o físico e o digital é vantajosa, principalmente, para o consumidor, que pode escolher como ele deseja se relacionar durante a experiência de compra. “Na Polishop, é assim que a gente tem feito, desde o início. Não importa por onde o cliente queira transacionar, nós vamos sempre oferecer as melhores opções para ele, pois todos os nossos canais de contato são, também, pontos de venda e isso se deve à intersecção do online e do offline”, esclarece o presidente e fundador da empresa. Na opinião do empresário, o ambiente digital, além de trazer facilidade, praticidade e rapidez, contribui e potencializa os outros canais de venda. “No digital, o cliente consegue participar da jornada de compra e saber tudo sobre o produto que deseja adquirir, seja com mais oportunidades de experimentação, pagamentos integrados e, até mesmo, tendo a possibilidade de entrega do produto em qualquer estado e região”, complementa. - Profusão de bens e serviços
A venda de bens duráveis atrelados a serviços vem conquistando cada vez mais clientes, que buscam por benefícios que vão além da aquisição do produto. “Essa profusão de produtos e serviços tem total sinergia com o que oferecemos na Polishop, que sempre teve como principal objetivo oferecer benefícios e inovação para os clientes”, comenta João. Dona e pioneira da categoria de Airfryers do Brasil, a marca trouxe, recentemente, mais uma inovação, com a nova Airfryer AllSpace Ichef, exclusividade da marca. Interativa e conectada, a fritadeira elétrica possui interação via QR Code, que permite acesso a uma plataforma de receitas, atualizada semanalmente. E as novidades não param por aí! O presidente e fundador da Polishop adianta mais uma novidade tecnológica: “Vamos lançar agora uma bicicleta ergométrica da nossa marca fitness, a Genis, que inclui acesso a uma plataforma online com exercícios para fortalecer a musculatura e emagrecimento”, revela. - Educação à distância (EAD)
Tendência do setor de educação, os cursos, graduações e especializações à distância (EAD) já vinham conquistando estudantes e profissionais que valorizavam e optavam pela comodidade e acessibilidade do ensino à distância. Porém, foi na pandemia que o segmento foi forçado a adequar-se ao ambiente virtual, transformando e impactando o ensino de diversos estudantes, escolas e educadores. “O conhecimento é a base de tudo e a tecnologia deve vir como aliada do ensino, proporcionando mais alcance e efetividade para a educação”, discorre João. “Buscamos sempre proporcionar aos nossos clientes experiências únicas com os nossos produtos. Foi pensando em unir conhecimento, inovação e qualidade que lançamos no mercado a Máquina de Café Automática LatteGo, em parceria com a da Philips Walita, que inclui um curso de barista para o cliente aprender sobre a história do café, além de oferecer dicas e receitas que aprimoram, ainda mais, a experiência do consumidor com o produto”, finaliza João.