Apenas 22% das empresas de telecomunicações tiveram sucesso em suas transformações digitais, aponta BCG
Foco em ESG e no cliente são os principais para empresas de mídia e telecom durante suas jornadas de transição para o digital
De acordo com o Boston Consulting Group, apenas 22% das empresas de telecomunicações conseguiram entregar suas transformações digitais com sucesso, taxa pouco abaixo da conquistada por empresas de mídia, que alcançaram 30% de sucesso em seus processos de transição para o digital. Em um novo relatório dividido por indústrias, denominado “What the Data Tells Us About Digital Transformation, by Industry”, a consultoria aponta as principais descobertas sobre as transformações digitais dos setores.
Em comum, as áreas de telecom e mídia têm o cliente como foco — de acordo com o relatório do BCG, a experiência, a jornada e o envolvimento do consumidor são as principais preocupações das empresas desses setores, que visam aprimorar as experiências digitais para se manterem no topo.
ESG também é algo destacado pelo estudo da consultoria: empresas de telecom mostram ter foco na redução do consumo de energia e, assim como negócios de mídia, questões relacionadas à privacidade de dados e resiliência cibernética têm se tornado mais relevantes na agenda.
Destaques do relatório
Para as empresas de telecomunicações:
• Apenas 22% das empresas de telecomunicações entregaram com sucesso uma transformação digital. Isso está abaixo da média entre os setores e apresenta riscos reais de crescimento de receita em declínio e interrupção por parte dos players digitais.
• Compreensivelmente, o principal foco da transformação digital de telecomunicações tem sido a experiência do cliente e as jornadas do cliente.
• As empresas de telecomunicações mostram um foco maior em questões ESG, especialmente em relação à redução do consumo de energia, proteção de dados do cliente e resiliência cibernética.
• Os líderes agora estão articulando suas agendas para enfatizar o crescimento baseado em inovação e a digitalização de operações e funções de suporte.
• Quatro prioridades principais para o futuro são o envolvimento digital do cliente, aplicativos de rede inteligente, operações digitais e funções de suporte e vendas e marketing de próxima geração.
Para empresas de mídia:
• As empresas de mídia têm uma taxa de sucesso de transformação digital de 30%, aproximadamente no mesmo nível da média entre setores, mas mostram uma ampla gama de pontuações em relação a outros setores, refletindo a mistura de players legados e digitais.
• As empresas de mídia do quartil superior destacam os seis principais fatores de sucesso, mas as empresas de mídia mais típicas lutam em quatro dos seis.
• As empresas de mídia enfatizaram o crescimento e a inovação do modelo de negócios, parcerias com ecossistemas, marketing e preços e novos empreendimentos comerciais mais do que empresas de outros setores.
• No futuro, os players digitais bem-sucedidos estão migrando para uma adoção muito mais ampla de abordagens digitais em toda a cadeia de valor e funções de suporte.
• A agenda digital voltada para o futuro enfatiza a aquisição e o envolvimento do cliente; marketing, operações e funções de suporte de próxima geração; e produção e gerenciamento de conteúdo.
• As considerações ESG — especialmente aquelas relacionadas à privacidade, diversidade e inclusão de dados e resiliência cibernética — estão se tornando mais importantes na agenda digital.
O estudo ainda traz dados de outros setores das indústrias de telecomunicação, mídia e tecnologia, além de consumo e saúde. As análises completas, em inglês, estão disponíveis no site do BCG.