A cultura de feedback se faz essencial para as organizações
Comunicação aberta resulta em aumento de performance e produtividade
A cultura do feedback é essencial para as organizações. O feedback trata de informações ou críticas que ajudam o indivíduo ou o grupo a ajustar ou melhorar ações e comportamentos. Essa maneira de comunicar pode beneficiar e dar oportunidades, de forma que as decisões se tornem mais bem informadas. Uma pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx) detectou que um quinto dos trabalhadores analisados não recebem avaliações de desempenho de seus superiores em empresas brasileiras. A maioria – quase 90% – acredita que as avaliações contribuem para o desempenho.
Para os que querem incluir a cultura do feedback em suas organizações, é importante entender como incorporar esses valores e os possíveis resultados desse investimento. Alguns dos benefícios da cultura do feedback são transparência nas relações, trabalho cooperativo, aproveitamento de talentos internos, além de gerar maior produtividade e aumento de performance. O trabalho pode ser otimizado de forma a agilizar a entrega. A cultura do feedback ajuda a equipe a evitar erros. O trabalho conjunto elucida pontos e auxilia em uma comunicação mais aberta e fluida.
O feedback, muitas vezes, é confundido com crítica. Mesmo o retorno que não é positivo pode ser visto como crítica construtiva. Especialistas indicam que, enquanto o feedback positivo deve ser feito em público, o negativo, por outro lado, deve ser feito de forma reservada. O feedback construtivo motiva e deve ser feito de maneira amigável e sem julgamentos. É importante que a pessoa acredite que pode melhorar e se empenhe para executar o trabalho de maneira mais eficiente, caso contrário, o tiro pode sair pela culatra e, ao invés de motivar, isso pode desmotivar e entristecer o profissional.
Para quem vai dar o feedback, é preciso explicar por que é importante e como será usado. É importante determinar se o feedback será feito de forma verbal ou por escrito. O feedback ajuda as organizações a criar um ambiente aberto a críticas. Todos podem colaborar e apontar soluções, por exemplo, que o colega encarregado de tal tarefa não estava enxergando. Para isso, é preciso mostrar as áreas que podem ser melhoradas, sem culpar o outro de não desempenhar como esperado.
A cultura de feedback não se trata de apontar dedos para o que os outros fazem de errado, mas, sim, de criar uma atmosfera onde todos possam expor suas opiniões e colaborar para o crescimento da organização. É importante que todos se sintam parte do processo de resolução de problemas. Assim, diferentes perspectivas podem ser levadas em conta na hora das decisões.