Contratação de PABX virtual amentou 90% no período da quarentena
Índice de conversão das ligações em busca da tecnologia teve crescimento de 900% em março e abril, em comparação a janeiro e fevereiro
Canal preferido por 39% dos clientes, segundo estudo da Microsoft publicado em 2019, o telefone ganhou ainda mais destaque no período da quarentena estabelecida nos diferentes estados brasileiros, como medida de contenção da disseminação do Covid-19. Na MobCall – plataforma de cloud contact center especializada em voz, que tem em sua base mais de 9 mil clientes de diferentes setores, só a demanda pelo serviço de PABX virtual aumentou 90%, nos meses de março e abril, em comparação a janeiro e fevereiro. Os setores de tecnologia, consultoria e contabilidade, respectivamente, foram os que mais contratam a solução.
Para o CEO da MobCall, Daniel Sabença, o número é reflexo da adaptação rápida que as empresas tiveram de fazer, mas o crescimento contínuo no mês de abril também aponta a busca por soluções que otimizem os resultados dos negócios, já que a plataforma integra análise e monitoramento automatizados das ligações por meio da tecnologia de Inteligência Artificial. “As empresas têm de usar toda a inteligência para aproveitar ao máximo os recursos simples dos quais já dispõe, como o telefone, e buscar alternativas de otimizá-los, criar o ambiente propício para a produtividade e não deixar passar as oportunidades de negócios. No período apurado, o índice de ligações não atendidas caiu 46%”.
A partir do monitoramento e análise de palavras-chaves por inteligência artificial, que faz parte da tecnologia e também é utilizada internamente pela empresa, foi possível observar, ainda, um aumento de 900% no índice de conversão das ligações, o que mostra o potencial desse canal como estratégia efetiva para realização de negócios e geração de receita.
A qualidade do atendimento e os insights necessário para aumentar a conversão e guiar as tomadas de decisões estratégicas também são garantidos pelo monitoramento disponível em tempo real em uma plataforma, por onde ainda é possível identificar as principais demandas mapeadas por um sistema de rastreamento inteligente de palavras, os índices de conversões e de ligações não atendidas, e ouvir todas as ligações.
Como o sistema permite que as ligações sejam feitas a partir do computador, smartphone ou um software que simula um aparelho telefônico convencional, sem custos extras para a empresa ou para o colaborador, é possível manter as atividades mesmo em um formato home office.
O colaborador também conta com um ramal móvel próprio, podendo, inclusive, fazer e receber transferências de ligações externas ou se comunicar com os demais colaboradores, pelo sistema de ramais internos, como se estivesse no escritório físico, ou por videoconferência. Atendedor automático de ligações para as ausências temporárias e fila de chamadas são outros aliados que evitam perdas de chamadas e, consequentemente, oportunidade de negócios.