Companhias que utilizam a AIoT ficam à frente de quem usa apenas IoT, aponta estudo
Adoção de IA e IoT aumenta quando os líderes focam no crescimento da receita e no planejamento mais rápido
Uma pesquisa recente com líderes de empresas globais revela que o indicador mais significativo na compreensão do valor de iniciativas de Internet das Coisas (IoT, em inglês) em uma organização é o uso pesado de Inteligência Artificial (IA). Dos entrevistados, 9 em cada 10 que usam bastante IA em suas operações IoT relataram exceder as expectativas de valor. A pesquisa também mostrou que organizações que usam IoT com IA (conhecido como AIoT) parecem ser mais competitivas que empresas que usam apenas IoT por uma margem de dois dígitos em uma variedade de indicadores de negócios como produtividade, inovação e custos operacionais.
“Nesses resultados, vemos que organizações que trabalham com IoT percebem que, se elas querem obter o valor real dos dados, precisam de IA e de analytics”, disse André Novo, diretor de Vendas do SAS Brasil. “Acredito que é justo dizer que as operações mais bem sucedidas de IoT são, na verdade, operações da AIoT.” A tecnologia de IA em conjunto com dados de sensores, sistemas ou produtos de IoT conectados é definida como auxiliar na tomada de decisão. As tecnologias de IA incluem deep learning, machine learning, processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz e análise de imagem.
Líderes esperam aumentar o lucro com AIoT
O estudo, conduzido pelo SAS, Deloitte e Intel com pesquisa e análise do IDC, questionou 450 líderes empresariais de todo o mundo sobre seu uso de tecnologias de IA e AIoT. Outros destaques incluem:
• 79% dos líderes sênior estão envolvidos nas decisões de projetos IoT, e 92% desses líderes dizem que o valor da AIoT supera as expectativas;
• 68% das empresas dependem dos dados de IoT para informar as decisões operacionais diárias por meio de planilhas e outras tecnologias não baseadas em IA. Apenas 12% dos entrevistados utilizam a IoT para informar as decisões de planejamento, mas quando a IA entra em cena, o uso dos dados para planejamento diário aumenta para 31%;
• 34% dos entrevistados disseram que o aumento da receita é o principal objetivo para o uso do AIoT. Isso é seguido por melhorar na capacidade de inovar (17,5%), oferecer aos clientes novos serviços digitais (14,3%) e diminuir os custos operacionais (11,1%);
• As empresas que desenvolveram capacidades de AIoT relatam resultados mais fortes em objetivos organizacionais críticos, incluindo a capacidade de acelerar as operações, introduzir novos serviços digitais, melhorar a produtividade dos funcionários e reduzir os custos. Por exemplo, as empresas que usam os dados de IoT para acelerar as operações sem IA viram um aumento de 32%. Já as empresas que adicionaram IA ao conjunto viram um incremento de performance de 53%;
• Business intelligence (33%), o monitoramento e visibilidade em tempo quase real (31%) e o monitoramento baseado em condições (30%) ficaram no topo da lista de técnicas de análise usadas com projetos de IoT.
“IA e IoT não estão mais em vias separadas”, disse Melvin Greer, Chief Data Scientist da Intel Americas. “A IA fecha a lacuna em um ambiente IoT em que os dispositivos IoT coletam ou criam dados e a IA ajuda a automatizar escolhas e ações importantes baseadas nesses dados. Hoje, a maioria das organizações usando IoT estão apenas na primeira fase de ‘visibilidade’, em que elas podem começar a ver o que está acontecendo através de ativos IoT. Mas eles estão se movendo em direção a fases de confiança, eficiência e produção, que são mais sofisticadas e exigem capacidades de IA mais fortes.”
As capacidades de AIoT desempenham um papel maior do que o esperado em processos de planejamento rápido
As empresas que confiam em dados de IoT para informar tomadas de decisão diárias os usam majoritariamente para decisões operacionais (68%) empregando planilhas e outras tecnologias não baseadas em IA.
Para Gautam Khera, diretor sênior da Western Digital, fornecedora líder de infraestruturas, a IA já tem um impacto prático na estratégia de IoT da empresa. “Como construímos nossos dispositivos de armazenamento e aprendemos rápido? Como garantimos a qualidade e o rendimento? Como obtemos um time-to-market e um time-to-cost mais rápido? Nós estamos usando interfaces de IA para nos ajudar a fazer isso internamente em nossos processos de desenvolvimento, em nossa P&D e em nossas fábricas.”
Este importante salto sinaliza que a IA abre portas para uma tomada de decisão mais sofisticada e rápida que afeta significativamente os resultados. A tecnologia amplia o foco de problemas operacionais como “o equipamento está funcionando ou não?, por exemplo, para decisões sobre oferta e demanda, qualidade do produto, merchandising de varejo, ou a propagação de uma doença em uma instalação de healthcare.
O vice-presidente da IDC para Processos de Automação Inteligente, Maureen Fleming, concorda com Khera. “Melhorar a velocidade de atualização de informações na coleta de dados de sensores, combinada com a IA, expande a capacidade de uma organização de focar no planejamento imediato enquanto identifica e resolve rapidamente problemas operacionais. A combinação produz maior agilidade e mais eficiência.”
Fabricantes das principais indústrias colocam AIoT em jogo
Khera, da Western Digital, afirmou que eles tiveram de ser persistentes e continuar insistindo em combinar dados de IoT com IA. “Esses projetos são agora o nosso Plano de Registro para usar IA. Está funcionando bem, e tem a confiança de todo o conselho da companhia. Estamos agora usando analytics avançado para nos ajudar a resolver problemas em P&D. Eu posso usar várias técnicas avançadas de analytics para entender a formato dos meus dados, para entender as características, quais os gatilhos, e eu posso procurar efeitos ocultos para anomalias que técnicas tradicionais ou o olho humano simplesmente não conseguem detectar.”
Jay Cei, Chief Operating Officer da Ulbrich Steel, fabricante global de metais, disse que sua prioridade é conseguir a aceitação de AIoT em toda a companhia. “As pessoas vão ficar com medo de perder seus empregos. O que eu realmente acredito é que a AIoT vai permitir que eles funcionem pelo menos dois níveis mais alto do que podem agora. Eu realmente vejo esses operadores funcionando como gestores de unidades empresariais como resultado disso. Eu vejo o SAS® Analytics for IoT como uma das soluções que incorporam IA que eu posso usar para nos tornar capazes de executar melhor a nossa estratégia.”
Sucesso em AIoT significa começar do topo
Para ter sucesso com AIoT, o importante é começar do topo, de acordo com Andy Daecher, diretor da Deloitte e líder na Prática de Internet das Coisas. “Essas iniciativas realmente precisam estar na agenda do CEO”, disse o executivo. “É preciso dizer repetidamente: ‘isso precisa acontecer na nossa organização’. Você não pode ter uma iniciativa AIoT de sucesso sem que a companhia a inicie, ponto final. Essas são realmente iniciativas empresariais, não iniciativas tecnológicas.”
Para ter acesso ao relatório completo, acesse o link: https://www.sas.com/sas/offers/19/aiot-how-iot-leaders-are-breaking-away.html