Como o setor de mensageria vai se comportar em 2025? Conheça as tendências esperadas
CEO da Robbu destaca o pagamento integrado e a interatividade enriquecida como as principais mudanças para o próximo ano
A mensageria tem se mostrado essencial para transformar a jornada do cliente, superando barreiras entre o espaço físico e digital por meio de avanços impulsionados pelo uso de inteligência artificial generativa (Gen AI), personalização em tempo real, integração de canais e segurança aprimorada. De acordo com a pesquisa Omnicanalidade e Unified Commerce 2024, realizada pela Wake e Opinion Box, 78,9% dos consumidores brasileiros ainda alternam entre lojas online e físicas em busca das melhores ofertas e conveniência. Neste contexto, a ferramenta surge como uma aliada estratégica para reverter esse padrão, promovendo uma experiência de compra mais fluida e conectada.

Álvaro Garcia, CEO da Robbu, empresa líder em soluções de atendimento omnichannel e inovação digital, afirma: “as tendências para o setor de mensageria em 2025 apontam para um ano de grandes avanços tecnológicos, com soluções ainda mais eficientes para melhorar a experiência do cliente e otimizar processos de negócios”.
O especialista destaca a consolidação das plataformas omnichannel, que integram mensagens de aplicativos, redes sociais, e-mails e voz em uma única interface. De acordo com a pesquisa Transformação Digital 2024, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a busca por experiências integradas segue em ascensão: 65% das empresas investiram mais em omnichannel e pretendem consolidar a tecnologia como prioridade estratégica. A GenAI também deve se consolidar ainda mais, transformando mensagens de texto em interações de voz personalizadas, capazes de oferecer trocas mais naturais e acessíveis ao serem treinadas com base em interações anteriores.
Confira as principais tendências em mensageria para 2025, de acordo com o CEO:
• Interatividade enriquecida: uso de mídia como vídeos, carrosséis com imagens de produtos e pagamentos integrados diretamente nas conversas, tornando a mensageria um canal completo para vendas, suporte e marketing.
• Segurança aprimorada: melhores ferramentas de autenticação e criptografia que garantem a proteção dos dados do usuário. O principal exemplo atual é criptografia de ponta a ponta utilizada pelo WhatsApp para proteger suas mensagens sem que nenhum intermediário, incluindo o próprio WhatsApp, tenha acesso ao conteúdo.
• Pagamentos integrados com inteligência contextual: a novidade possibilitará a identificação de oportunidades e oferecer soluções de pagamentos diretamente nas mensagens.
Este ano promete interações mais qualificadas por meio da realidade aumentada (AR). tecnologia que permitirá que os clientes “experimentem” produtos diretamente em aplicativos de mensagens, tornando a experiência de compra mais envolvente e prática.
O papel do Brasil na mensageria
O Brasil é destaque como um dos mercados mais promissores no uso de mensageria para transações financeiras e tem potencial para tornar-se um exemplo global. O país é o segundo maior mercado de pagamentos instantâneos no mundo, com 14% de todas as transações globais. Os dados são do relatório Prime Time for Real-Time 2024, desenvolvido pela ACI Worldwide, em parceria com a GlobalData.
A utilização do WhatsApp como principal meio de comunicação e do Pix para transferências bancárias são os diferenciais mais primordiais para o mercado. Com a nova tecnologia de integração dos dois fatores, o consumidor poderá ter uma experiência mais fluida, em que transações financeiras poderão ser realizadas diretamente nas conversas, sem a necessidade de sair da plataforma, criando um fluxo contínuo de compra. “O Brasil tem a oportunidade de ser um exemplo global no uso de mensageria como ferramenta completa de comunicação, suporte e transações financeiras”, destaca Álvaro.
Com as novas tendências e inovações, 2025 promete ser um ano de grandes avanços no setor, que serão favoráveis tanto para empresas quanto para consumidores. Com a crescente eficiência, será um período de otimização da experiência do cliente e dos processos de negócios.
Texto original: maquinacohnwolfe.com