Preferência do consumidor provoca investimentos em chatbots na saúde
Soluções digitais baseadas em inteligência artificial promovem ganho em operações, maior lucro e aumento da satisfação pelo serviço
O mercado de soluções e serviços que utilizam inteligência artificial (IA) para o setor da saúde deverá movimentar mais de US$ 180 bilhões no mundo até 2030, segundo estimativa da empresa de consultoria Precedence Research. Entre clínicas, laboratórios e hospitais, essa tendência tem proporcionado ganhos operacionais e maior lucratividade, sendo o chatbot uma das principais ferramentas em ascensão por garantir não apenas melhorias na gestão dos estabelecimentos, mas também por melhorar a experiência de pacientes em processos como agendamentos de consultas e confirmação de procedimentos.
Recentemente, o Hospital de Olhos do Tocantins, inaugurado em 2018 e considerado o maior da região Norte do país nessa especialização, divulgou que, após a implantação do chatbot da empresa Botdesigner, healthtech especializada no desenvolvimento de soluções de chatbots omnichannel para o setor, em seis meses foi possível atingir a meta de 41% de todos os atendimentos convertidos em consultas via Whatsapp, sem intervenção humana. Essa estratégia ampliou a taxa de retenção de clientes em atendimentos que, antes, eram abandonados pelo público durante os contatos, quando respondidos por humanos.
“Nós não tínhamos o histórico de conversas, não tínhamos confirmações manuais. Era necessário ligar para cada paciente da agenda e confirmar com ele. Também não tinha como salvar os dados do paciente e nem verificar se ele já havia entrado em contato ou não. Além disso, não tínhamos templates de mensagem, utilizávamos o bloco de notas para anotar e colar no app, pois na ferramenta antiga não havia nenhum suporte personalizado”, afirma a atendente de call center do Hospital dos Olhos de Tocantins, Raylane Galvão.
Uma pesquisa realizada pela Sercom, empresa especializada em projetos de tecnologia em comunicação, mostrou que seis em cada dez brasileiros têm preferência pelo atendimento digital, via plataformas como Telegram e Whatsapp, quando procuram por algum serviço ou produto. De acordo com o levantamento, entre os principais motivos apontados pelos consumidores como justificativa estão a rapidez nas respostas e o fato de já estarem familiarizados com a utilização desses canais.
Texto original: compliancecomunicacao.com.br