Inteligência artificial torna-se fator imprescindível para estratégias de precificação
Especialista compartilha benefícios e como a IA pode ser aplicada para superar desafios no pricing de sua empresa
Um levantamento desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela OasisLab apontou que 87% das empresas, no Brasil, investem em ações de transformação digital. Além disso, 87% dessa parcela entende que o aumento de vendas é um dos principais benefícios da transformação digital, sendo cada vez mais necessário esforços em estratégias que utilizam recursos tecnológicos.
De acordo com Lígia Novazzi, COO e Sócia da Teros, empresa especializada em automação inteligente via Mundo Open, compreender como a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada nesse processo de pricing é fundamental para manter a competitividade e impulsionar o desenvolvimento sustentável: “Com a IA temos a automatização de diversas tarefas, como análise de dados, histórico de vendas, custos de produção e demanda para sugerir preços. Não utilizar deste recurso, hoje, certamente é ficar para trás no mercado perante a concorrência”.
Lígia conta que o processo de IA está acelerando as mudanças no panorama da precificação e que pode ser aplicada para superar desafios em pontos, como: análise preditiva, utilizando algoritmos de machine learning; precificação dinâmica, ajustando os preços em tempo real; segmentação de clientes, com a criação de estratégias personalizadas; e otimização de promoções, prevendo o sucesso de futuras campanhas.
Além disso, a IA possibilita uma abordagem contínua e adaptativa à precificação, ajustando-se automaticamente a mudanças nas condições do mercado e respondendo em tempo real às flutuações da demanda e da concorrência.
“Apesar dos benefícios, é importante lembrar que a implementação de IA em estratégias de precificação traz desafios que envolvem qualidade dos dados, complexidade algorítmica, regulação, ética, concorrência e adaptação. Ao superar os obstáculos, as empresas podem aproveitar plenamente o potencial de IA para transformar seus desafios de ajuste de preços em vantagens competitivas significativas”, finaliza a COO.