Sua empresa está direcionada a dados? Entenda como o data driven marketing pode ajudar seu negócio
Especialistas do setor apontam como usar a inteligência de dados para tomar decisões mais direcionadas e promover resultados satisfatórios
Já tem algumas décadas que os dados vêm sendo considerados o novo petróleo. Com as inovações digitais e tecnológicas, o marketing precisou se reinventar e fazer alianças com ferramentas que facilitam o gerenciamento e visualização de anúncios, CRMs, tráfego e engajamento.
É com esse propósito que surge a metodologia data driven. Até 2025, quase todas as companhias implementarão uma cultura direcionada a dados para resolver desafios e com a qual se apoiar no trabalho, de acordo com estudo da consultoria McKinsey.
Para isso, é claro, as empresas precisam lidar com dados qualificados. Seja no setor jurídico, financeiro ou de TI, a estratégia data driven traz uma inteligência de dados que ajuda realmente a resolver problemas e alavancar o lucro dos negócios. Ela pode ser obtida a partir de ferramentas de automação de marketing, que fornecem a visibilidade e o desempenho das campanhas, conteúdos, investimentos, entre outros. Nesse cenário, a inteligência artificial também atua como uma grande aliada.
Um dos setores que também pode se beneficiar, e muito, é o próprio marketing: analisar dados, como alcance, engajamento, seguidores, visitantes em sites, leads, taxas de conversão, ticket médio, custo de aquisição de clientes (CAC), entre outros, nos fornece algumas das métricas que direcionam o negócio. Definir e executar a estratégia com uma boa coleta de dados, bons recursos e uma análise bem feita pode evoluir as experiências dos clientes com as marcas.
“Hoje em dia há tantas informações online, tantos novos algoritmos para serem compreendidos, que é normal os gestores e lideranças não saberem ao certo como agir a partir disso. Atentar-se às métricas para criar boas estratégias de marketing otimiza e traz eficiência operacional. Usamos esse método constantemente com nossos clientes e tem proporcionado efeitos positivos e uma visão ampliada da estratégia”, comenta Dib Sekkar, cofundador da Wigoo, agência de marketing digital com conceito martech.
Considerando esse cenário, priorizar um planejamento e a criação de conteúdos estratégicos é sim importante; mas igualmente essencial é avaliar o andamento e o desempenho desse trabalho. As equipes devem ter uma gestão orientada a dados e usá-la ao seu favor para interpretar as informações coletadas, sempre alinhada com a comunicação e estratégia da empresa.
“De nada adianta se empenhar nas campanhas de marketing e não acompanhar o resultado das ações. Observar acertos e erros é primordial para melhor direcionar as próximas ações e entender ainda mais o comportamento do consumidor. É nesse cenário que o data driven marketing se torna um aliado para os gestores”, comenta Gustavo Santana, cofundador da agência.
Entre os principais benefícios dessa estratégia para os negócios estão a melhoria da experiência do cliente, a otimização da produção de conteúdo, o aumento do ROI (retorno sobre investimentos) e a possibilidade de obter resultados mais rápidos. Outra questão favorável de colher esses dados é poder personalizar a experiência para o cliente, oferecendo conteúdos ou serviços impactantes que ajudam na fidelização com a marca. Dessa forma, o crescimento da empresa e de suas vendas pode escalar exponencialmente.
Importante ressaltar que é preciso preservar a LGPD e a segurança das informações coletadas. “Com isso feito, a inteligência de dados pode trazer insumos ricos, e as empresas precisam ficar atentas a esse movimento para direcionar seus recursos”, comenta Dib. “Quem não se adaptar a essa tendência para antecipar problemas, aproveitar os temas em alta e entender seu público final podem ficar para trás”, finaliza Gustavo.