Com IA generativa, startup de cobrança digital otimiza a recuperação de crédito para empresas
Monest realizou primeiro acordo de renegociação de dívida por meio de inteligência artificial; tecnologia pode reduzir os custos de cobrança em até 35%
Pioneira no Brasil em criar uma plataforma de inteligência artificial (IA) para renegociação de dívidas baseada na versão mais atual do ChatGPT (4), a startup de cobrança digital Monest, realizou o primeiro acordo de acerto de débito pendente, conduzido totalmente por assistente virtual com tecnologia de IA generativa.
Lançada no último mês de abril, a assistente Monest IA (ou MIA) executou todas as ações até o fechamento do acordo, ou seja, da verificação segura da identidade do cliente, passando pela identificação e sugestão de valores e condições de pagamento de acordo com o perfil do cliente, até chegar a emissão dos boletos.
“Possivelmente, este foi o primeiro caso de êxito de acordo para pagamento de dívida feito 100% por inteligência artificial baseada na versão GPT-4, que foi lançada há pouco menos de dois meses”, acredita Thiago Oliveira, fundador e CEO da Monest.
Ele destaca que a empresa foi uma das primeiras convidadas pela desenvolvedora do sistema, OpenAI, a testar a versão 4. “Isso nos ajudou a customizarmos rapidamente a plataforma MIA, já incorporando os novos recursos do ChatGPT”.