Brasil é o país com consumidores mais influenciados na hora das compras
Quando o assunto é propagandas bem elaboradas, diversos brasileiros renomados no mercado publicitário são evocados, por serem os criadores de importantes peças publicitárias para as grandes marcas, incorporando músicas e bordões nos comerciais, deixando uma marca indelével na mente da população. Essa presença se fez principalmente na década de 1990, época em que a televisão monopolizava as mensagens veiculadas ao grande público. Com o passar do tempo, e muito devido a popularização da internet, os canais de veiculação de propagandas foram expandidos, pulverizando a capacidade de influenciar pessoas através do reconhecimento das empresas como figura de autoridade e confiança, resultando em fidelização.
Segundo Erivam Bandini, Sócio-Diretor da Box Ideias, o mercado de influência como conhecemos hoje é apenas a adaptação do que havia anteriormente: “No passado, o público era segmentado de uma forma “bruta”, por isso, o escolhido para aparecer nas propagandas de televisão deveria ser amplamente conhecido, para conversar com o maior número possível de pessoas dentro do que a marca definia como público-alvo. Mas no cenário atual, isso mudou, e os influenciadores não precisam abranger todas pessoas, “apenas” serem grandes dentro de seu nicho para participar de campanhas segmentadas”, diz ele.
Com a pulverização da mensagem, se tornou mais desafiador dominar as mentes e corações dos consumidores, já que esse passou a ter mais controle sobre o que ele quer. Se antes os meios de comunicação em massa ditavam o que as pessoas deveriam desejar, a internet deu mais poder aos clientes, que passaram a exigir das agências publicitárias uma relação mais próxima e segmentada, de forma a contemplar os nichos de consumidores, cujos representantes agora são os influencers. A Cadastra, agência de marketing, lançou um estudo sobre o marketing de influência e sua conexão com estratégias de performance no qual aponta que no Brasil, só em 2022, mais de 40% dos brasileiros já compraram ou consumiram algo por influência de anúncios de celebridades ou influencers nas redes sociais.
Esse dado mostra a força que uma campanha bem elaborada e com a presença de influencers pode gerar para as marcas. Entretanto, para ter sucesso, não basta apenas definir o público-alvo da mensagem da campanha e buscar o influencer que tem mais seguidores; nesse momento, é importante apoiar-se na assessoria de uma agência de marketing, de forma a adequar a proposta da campanha ao tipo, linguagem e formato de conteúdo do influenciador, ou seja, sugerindo e indicando a melhor personalidade para o seu negócio, pois esse casamento é o que definitivamente impacta na performance da campanha.
Por fim, analisar a performance de uma campanha digital, seja com influenciador ou não, é fundamental para saber se a estratégia está dando certo.