Supermercado deve ser um ambiente responsável por criar experiências: saiba importância de um bom atendimento
A equipe deve ser motivada e o atendimento ao cliente, personalizado; saiba como
O supermercado nunca foi só um lugar que vende ingredientes para preparar uma receita de família ou aprendida em vídeos nas redes sociais. O local é ele próprio a oportunidade de desenvolver e aplicar receitas para um negócio de sucesso, que pode começar como um supermercado de bairro e virar uma grande rede.
Investir faz diferença, mas, se não houver conhecimento sobre em quais áreas e como aplicar este investimento, o dinheiro gasto pode ser em vão. Confira algumas dicas de como investir na experiência tanto do cliente quanto dos funcionários.
Motivação
É importante lembrar que, além dos produtos à exposição, diversos atendentes estão em contato direto com clientes. Por isso, para garantir em todas as vezes um bom atendimento ao consumidor, é preciso garantir que todo o time de funcionários vista a camisa igualmente e ninguém se sinta “no banco de reservas”.
O primeiro passo para motivar a equipe é o tratamento dado aos funcionários, que pode ser o espelho do tratamento dado aos clientes. Os gestores dos supermercados precisam mostrar que sabem lidar com os diferentes perfis de pessoas que trabalham no local, e, caso não sejam capazes, pode ser de grande ajuda procurar profissionais capacitados para aprender.
Uma das maneiras de demonstrar confiança em alguém é investir em sua formação e abrir possibilidades de futuro. Por isso, a empresa pode oferecer treinamentos e capacitações que foquem na proatividade dos funcionários, no conhecimento da marca para a qual trabalham e também na capacidade de desenvolver empatia, se colocando no lugar dos clientes e entendendo suas demandas para melhor atendê-los.
Outra recomendação de especialistas para deixar mais harmônico todo o sistema para supermercado é promover campanhas institucionais que foquem em tornar a equipe engajada, em valorizar um ambiente tranquilo. Assim, é necessário estar em dia, principalmente, com ações voltadas para a promoção da saúde mental, lembrando de evitar a sobrecarga de funcionários.
Personalização
A personalização do atendimento ao cliente é uma parte da experiência que não recomenda-se deixar de lado. Ela envolve investir em cativar e fidelizar o cliente, fazendo com que ele escolha voltar pelos sentimentos positivos que o atendimento provocou.
Ao oferecer treinamentos para os funcionários, é importante lembrar que estas atividades devem sempre envolver o bom atendimento não apenas a um perfil de cliente específico, mas aos vários nichos que circulam pelo estabelecimento.
Independentemente do tratamento diferenciado para perfis diferentes de clientes, existe também o tratamento básico que todo cliente gostaria de receber. Na lista de atitudes positivas, está cumprimentar os clientes e ouvir com atenção pedidos e reclamações, para saber como ajudá-los a partir das informações dadas.
Outra atitude positiva é agradecer a preferência pelo estabelecimento e os elogios a ambiente, equipe e administração. Esta é uma das formas de causar boa impressão, além do tradicional sorriso no rosto e de colocar-se disponível para ajudar.
Atendimento online
As redes sociais são outros espaços em que os clientes podem ser alcançados, inclusive pela tentação do e-commerce. Por isso, é essencial atualizar sempre estes espaços e conversar de forma adequada também com os usuários das redes sociais.
As postagens devem trazer informações aos clientes, para que o supermercado mostre sua disponibilidade de ajudar também de forma online. Nestas publicações vai haver comentários positivos e negativos, e ambos podem ser relevantes. Responder elogios e procurar solucionar reclamações pode ser um diferencial do supermercado.
Não basta provar que leu feedbacks, é preciso também colocar em prática para provar que prestou atenção. Isso vale também para feedbacks em canais dedicados exclusivamente à troca de mensagens como WhatsApp, SMS, e-mail e chat.
Pode ser interessante para o supermercado fazer um pré-atendimento por inteligência artificial e chatbots, encaminhando os casos que precisam de uma solução mais detalhada para os atendentes. Dessa forma, eles conseguirão se dedicar melhor à tarefa, sem sobrecarga.
Gestão de clientes
Um investimento também recomendado por especialistas é o uso de ferramentas de gestão de clientes. Elas registram contato de consumidores e integram o marketing, a venda e o atendimento.
Além de um sistema para mercados, com informações sobre estoque e fluxo da frente de caixa, por exemplo, ter essas informações de clientes auxilia na criação de estratégias para alcançar uma variedade de clientes e medir se as ações estão funcionando, por meio da satisfação verificada no consumidor.
Estes dados podem ser reunidos por meio de cadastros em clubes de descontos, que oferecem vantagens e promoções exclusivas adaptadas aos gostos dos clientes.