Como as notificações inteligentes podem auxiliar no atendimento ao cliente?
Uma maneira simples e eficaz de garantir a fidelização do seu cliente, através de notificações diretamente no seu dispositivo; descubra o porquê
Muito provavelmente você já deve ter ouvido a frase “todo mundo tem as mesmas 24 horas”, certo? Bastante falada em canais do YouTube, podcasts e até mesmo em sites, essa é uma verdade universal. Apesar de que, para a maioria esmagadora da população, essas horas são extremamente ocupadas.
Seja por pressões familiares, trabalhos, transporte público ou trânsito, sempre tem alguma coisa para ocupar a nossa mente. Nesse meio tempo, é complicado as empresas conquistarem a atenção dos clientes para que eles se lembrem dos seus serviços.
Entretanto, de acordo com um levantamento anual feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no ano de 2022, existem 242 milhões de celulares em território brasileiro. Para você ter uma ideia, atualmente o Brasil possui 214 milhões de habitantes.
A pesquisa ainda mostra que, se adicionarmos notebooks e tablets, os aparelhos somam um total de 352 milhões, o que equivale a 1,6 dispositivo por pessoa no Brasil.
O que isso tem a ver com o tema do artigo?
Literalmente, tudo. Nos tempos vagos entre trabalho, escola e família, as pessoas querem tirar um tempo para relaxar, e geralmente usam seus celulares para isso. Com isso, implementar um sistema de notificações para que o cliente possa saber todos os passos do seu atendimento pode se mostrar um grande diferencial.
O que são essas “notificações inteligentes”?
Essas notificações são mensagens enviadas para os clientes de forma personalizada e automática para os diversos canais de comunicação que a pessoa tem cadastrada em seu sistema, para que ela possa se lembrar da sua empresa, mesmo quando não estiver somente consumindo.
Como funciona?
Sua programação pode servir para vários propósitos, desde anunciar um período de promoção dentro do seu site até mesmo sugerir compras com base no histórico que o cliente tem dentro da sua plataforma.
Mas não pense que ele serve somente para converter clientes. As notificações inteligentes podem até mesmo ajudar na comunicação entre setores, no momento de disparar e-mails corporativos, ou até mesmo mensagens especiais em diferentes canais de comunicação.
Entretanto, para que esse tipo de programa possa ficar da maneira mais assertiva possível, o ideal é que ele seja programado por um profissional formado em análise e desenvolvimento de sistemas, pois ele terá todas as capacidades para isso.
Quais os benefícios?
Melhora na comunicação
Esse é um dos grandes benefícios, pois a sua marca passa a fazer parte do dia a dia dos seus clientes, onde eles muito provavelmente se lembrarão mais facilmente de você no momento de realizar uma compra, ou de realizar algum serviço.
Aumenta a praticidade
Com a notificação, os clientes acabam sabendo em primeira mão promoções e eventos que estão ocorrendo dentro da sua empresa. Isso aumenta a praticidade na captação de informações, e acaba aumentando o interesse do consumidor para entrar no seu site, e verificar se tem algo que valha a pena a sua atenção.
Personalização
Essas mensagens podem ser personalizadas para diferentes épocas, situações, pessoas e setores, o que pode gerar um certo ar de exclusividade, aumentando o engajamento e a fidelização de clientes.