Descubra como preparar sua empresa para seguir as tendências de atendimento ao cliente em 2023
O atendimento ao cliente tem se mostrado cada vez mais essencial para as empresas, principalmente com o processo de modernização para o grande público
A tecnologia avançou de maneira assustadoramente rápida nos últimos anos. Muito impulsionada pela pandemia, a compra através de dispositivos e aplicativos também foi catapultada pelo isolamento social.
Em termos de comparação, segundo a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia), da Escola de Administração e Empresas de São Paulo (FGV EAESP), somente em 2021 as vendas online aumentaram 27% em todo o Brasil.
Porém, mesmo com esse crescimento do e-commerce, o bom e velho atendimento ao cliente continua sendo essencial para a conversão. De certa forma, acabou se tornando algo ainda mais importante durante o processo de modernização das empresas, pois, no caso de problemas, é sempre com outras pessoas que o público quer falar.
Portanto, é uma área que deve ser olhada com mais atenção pela empresa, tanto na área de vendas quanto na área de feedback. Separamos aqui seis ações que devem ser analisadas pelo seu negócio se você quiser aumentar a qualidade do seu atendimento ao cliente e, com isso, sua fidelização.
1 – Faça um balanço do ano anterior
Definir novos rumos nunca é fácil. Mas um bom começo é analisar os resultados do ano anterior, através de alguns indicativos, sendo eles:
● Quantos atendimentos foram realizados em 2022, comparando com 2021?
● Através de pesquisas, qual o nível de satisfação do cliente com o atendimento?
● Qual o número de reclamações de clientes? Aumentaram ou diminuíram em relação ao ano anterior?
● Quantas perdas de clientes ocorreram devido ao motivo de “mau atendimento”?
Obviamente que essas perguntas podem variar de acordo com o negócio de cada empresa, podendo até mesmo inserir outras. Porém esse é um importante ponto de partida para compreender a situação atual e traçar planos para o futuro.
2 – Automação de processos
O que significa um “gasto desnecessário” pode gerar um fluxo de atendimento muito eficaz perante a concorrência. Ao se valer de chatbots, por exemplo, para o seu negócio, é capaz de ocorrer uma filtragem muito melhor dos casos apresentados, e muitos deles nem precisam sequer chegar ao atendente.
3 – Capacitação de profissionais
Não adianta investir em tecnologia se você não treinar seus profissionais para um atendimento humanizado e empático. Por conta disso, uma boa gestão de recursos humanos é ideal para selecionar os candidatos mais adequados para a sua proposta de contato com o cliente, facilitando a absorção do conteúdo.
4 – Investir nos atendentes
Falando em recursos humanos, entender as dores de cada colaborador é essencial para que eles se sintam motivados e dispostos para um bom atendimento ao cliente. Com isso, é possível criar um ambiente tranquilo, em que eles se sintam confortáveis e mais confiantes, para aumentar a sua capacidade de conversão.
5 – Se atente aos perfis do seu consumidor
Essa ação é primordial para definir o investimento nos canais de comunicação. Por isso, o ideal é definir a faixa etária predominante no seu negócio e investir no atendimento nesses meios, deixando mais fácil a forma como eles irão se comunicar com os seus atendentes.
6 – Acompanhe as tendências do mercado
Assim como foi necessário o processo de adaptação durante a pandemia, as tendências devem ser analisadas com muito cuidado, para que seja possível aproveitar o máximo delas. Seja com mais investimentos na comunicação de redes sociais, ou até mesmo de novas tecnologias, prestar atenção nisso pode deixar sua empresa na crista da onda.