O que é felicidade financeira e como ela impacta a experiência dos clientes
Empresas podem revolucionar a experiência dos clientes quando alcançam a felicidade financeira
Um dos tópicos que tem sido bastante discutido nos últimos anos é a experiência do cliente. Muito mais do que oferecer um bom produto e um preço competitivo, a experiência do cliente perpassa por toda a jornada de prospecção, de venda e de pós-venda de seu produto ou serviço. A fidelização nesses casos é garantida, e você conseguirá chamar muito mais atenção em relação à concorrência.
Mas, afinal, como focar na experiência do cliente sem deixar de lado a questão financeira da sua empresa?
O que é a felicidade financeira
Quais são os benefícios do seu negócio? Essa é a primeira pergunta que norteia os planos para a felicidade financeira. Ampliar a produtividade, aumentar engajamento dos funcionários, captar e reter talentos, fidelizar clientes ou angariar alto lucro, custe o que custar; o que isso importa para você, como gestor?
Esse primeiro momento é importante para você definir, consequentemente, o que é a felicidade financeira para o seu negócio. Em termos gerais, a felicidade financeira significa tudo o que você pode alcançar para assegurar e estabilizar a sua empresa no mercado, e isso tem a ver com visão de pessoas, visão de negócios e objetivos corporativos.
Como a felicidade financeira da sua empresa impacta a experiência do cliente
Quando uma empresa não demonstra ter compromisso com seus objetivos, metas e valores, o cliente é impactado diretamente – seja por desconfiar da qualidade dos produtos ou dos serviços, seja por acreditar que não terá uma boa experiência de compra e de relacionamento com a empresa.
Um exemplo claro disso é a relação da empresa com os funcionários. É fato que funcionários satisfeitos e felizes com os seus trabalhos atenderão os clientes da melhor maneira possível. Por isso, é essencial que as empresas invistam em bons benefícios e salários competitivos para reter ou mesmo para captar novos talentos para a empresa. Uma empresa que fornece um bom salário e benefícios como vale-transporte ou auxílio-combustível, descontos em universidades e convênio médico é bem-vista aos olhos de colaboradores, além de aumentar o desejo das pessoas de trabalharem na empresa.
Outro ponto importante é focar nas estratégias financeiras e de marketing para equilibrar contas e reputação. Uma empresa que segue uma metodologia bem planejada de estratégias alcança a felicidade financeira e oferece uma experiência positiva aos clientes.