Open House: uma forma de apresentar a propriedade que reforça o mercado imobiliário brasileiro
Ainda sem grande popularidade no Brasil, iniciativa abre as portas dos imóveis à venda para visitas e atendimentos mais confortáveis e eficientes
A necessidade cada vez maior de buscar estratégias e iniciativas criativas para manter a competitividade no mercado de imóveis trouxe à tona o Open House, uma técnica de marketing imobiliário que se populariza nos últimos anos, ainda sem se firmar completamente no Brasil.
Bastante popular e já consolidado nos Estados Unidos, por exemplo, o conceito da “casa aberta” – tradução livre do inglês – é considerado moderno e promissor por especialistas, e busca um espaço mais amplo no setor imobiliário brasileiro.
O Open House é uma iniciativa que propõe a realização de um evento para apresentar um imóvel, seja casa ou apartamento, aos clientes. Essa visita é coletiva, ocorre em um dia específico e pode ser feita presencial e virtualmente.
Como funciona
Na apresentação, que é agendada antecipadamente, o imóvel fica de portas abertas para interessados e possíveis compradores, com o intuito de que se sintam à vontade no espaço e possam observá-lo mais detalhadamente. O método de divulgação, que, aos poucos, vem conquistando espaço nas imobiliárias, é visto por corretores como uma maneira eficaz de atrair e reter clientes, auxiliando no impulsionamento das vendas.
Durante o evento, os visitantes ficam livres para explorar o imóvel, que normalmente é preparado minuciosamente para gerar uma impressão positiva e estimular o desejo de compra. O objetivo é justamente criar um momento descontraído e agradável com essa finalidade comercial.
“A ideia é que as pessoas se familiarizem e tenham a experiência mais real do que seria morar no local, no dia a dia, criando um ambiente mais confortável para o investimento, com mais assertividade e melhores resultados nas vendas”, afirma Bruno Remonti, superintendente de uma empresa de serviços imobiliários.
O principal diferencial do Open House em relação ao decorado do plantão de vendas é que o imóvel exposto é o próprio que será vendido e fica disponível para visitação somente em um dia, e não em períodos mais longos.
De acordo com uma empresa de desburocratização de negócios imobiliários, desta forma, os corretores economizam tempo e mostram o imóvel para várias pessoas de uma vez, o que cria a sensação de escassez, na qual o cliente sente que há mais interessados, elevando a chance de fechar o negócio.
Preparação
A organização desses eventos exige tempo e escolha adequada do imóvel. “Os empreendimentos novos, sobretudo casas e apartamentos de alto padrão, além de apartamentos compactos, que estão em alta, são opções mais apropriadas para esse tipo de ação”, explica Bruno.
Ainda conforme a empresa de negócios imobiliários, é importante que o imóvel seja aprontado a tempo de receber os clientes, sem problemas estruturais ou estéticos, focado na aparência moderna e decoração, desde a posição dos móveis até a iluminação. Afinal, a sensação de que um lugar precisa de reforma não é positiva e, para especialistas, o uso desta técnica garante a venda mais rápida em até 80%.
Outro ponto relevante é a recepção dos visitantes, com destaque para limpeza, música ambiente e aperitivos servidos no encontro, visando dar mais conforto aos convidados no Open House.
Divulgação
Conhecer o público-alvo é fundamental em uma divulgação correta e eficiente, para que os convites do evento cheguem às pessoas certas, na quantidade esperada. No caso de imóveis de alto luxo, por exemplo, é favorável dar prioridade ao perfil de compradores mais adequado. As redes sociais, neste sentido, possuem papel primordial, bem como os sites das imobiliárias, panfletos e outdoors.
Durante o evento, que funciona quase como um sistema para imobiliária – ferramenta essencial para automatizar tarefas e atender melhor os clientes -, o relacionamento e o suporte são prioridades, e devem ser feitos por corretores preparados e experientes, pois alguns visitantes podem ficar tímidos e indecisos.