Chatbots no setor público: 8 funções que você precisa conhecer
Robôs de atendimento respondem com precisão todas as dúvidas relacionadas ao universo em que atuam
Ser atendido por um chatbot já se tornou bastante comum. E não são somente as empresas, dos mais variados setores, que têm investido nos bots. Governos e instituições públicas em todo o mundo têm apostado nos robôs de atendimento para os mais diversos objetivos, como atender às demandas e dúvidas de cidadãos e realizar agendamento de serviços.
Com o uso da inteligência artificial e do machine learning, os chatbots são capazes de responder com precisão todas as dúvidas relacionadas ao universo em que atuam, proporcionando uma excelente experiência ao usuário. Os cidadãos também podem sugerir melhorias, indicando exatamente onde os serviços públicos estão falhando. Uma das vantagens da utilização de bots no setor público é a possibilidade de atender centenas de pessoas ao mesmo tempo.
Pensando nisso, a Inbenta, empresa que auxilia o relacionamento das marcas com seus clientes, destaca alguns serviços que podem ficar sob responsabilidade dos robôs e vantagens da implementação da tecnologia no setor público:
Datas: informa quando um documento pessoal irá expirar;
Contatos: fornece os contatos dos departamentos internos e informa quem é responsável por determinada área;
Impostos: envia segunda via de documentos ou informa se há débitos pendentes;
Formulários: dá aos usuários acesso aos mais diversos formulários de serviços e solicitações gerais;
Informações gerais: o bot ajuda os cidadãos a se manterem informados sobre leis, políticas etc.;
Ouvidoria: os usuários podem enviar feedback sobre serviços, reclamações, denúncias e outros comentários;
Agendamento de serviços: permite agendar diversos serviços, como emissão de RG, carteira de habilitação, obtenção de passaporte, entre outros, facilitando o atendimento do usuário no local;
Mensagens interativas, via SMS ou Facebook Messenger: na área da saúde, por exemplo, é possível programar o bot para enviar informações sobre prevenção de doenças e dicas de saúde.
Essas são apenas algumas das possibilidades oferecidas pelo bot. Entretanto, para ter êxito nessas e em outras funcionalidades, o chatbot deve estar bem programado, com as informações dos serviços completas e, principalmente, proporcionar uma usabilidade simples e autoexplicativa. É possível programá-lo para atender às mais diversas necessidades de serviços públicos.