Como aumentar o valor percebido do produto ou serviço da sua empresa
Manter os preços alinhados com os valores do setor nem sempre é tarefa fácil
O aumento da competitividade nos mais diversos setores tem exigido das empresas a criação de estratégias criadas com cuidado para garantir o faturamento e a entrada de novos clientes. Com tantas opções disponíveis no mercado, as pessoas nem sempre se mostram dispostas a pagar o valor pedido por determinados produtos ou serviços. Por isso, é importante entender quais são os fatores principais que incentivam o fechamento de um negócio.
Entender o que é o valor percebido é um dos primeiros passos para a criação de um plano de vendas que faça sentido com o restante do mercado e que seja bem recebido pelo público. Este conceito tem suas origens no marketing e está diretamente relacionado com a percepção dos clientes sobre um produto ou serviço, o que nem sempre depende do valor do produto em si, que engloba matéria-prima e mão de obra, mas, sim, dos diferenciais.
Dentro do universo de compra e venda, é possível que dois produtos tenham valores de venda muito distintos, apesar de possuírem a mesma premissa e serem feitos de materiais parecidos. Isso porque o valor percebido está nas questões que destacam aquilo que está sendo vendido, deixando claro para os clientes quais são as qualidade específicas da marca. Pontos como design dos produtos, atendimento personalizado ao cliente, uso de materiais sustentáveis e estratégias de logística são algumas das características que podem destacar a marca no mercado e aumentar seu valor percebido pelo público.
Como aumentar o valor percebido
Com o conceito de valor percebido bem estabelecido, fica mais fácil criar um plano de marketing e garantir a compra de produtos e serviços que tenham valor competitivo, sem desvalorizar o mercado. Analisar o público-alvo e suas expectativas para com as marcas é uma ótima maneira de começar, e usar essa informação como guia para gerenciar os processo faz com que a empresa esteja alinhada de maneira verdadeira com seus clientes.
Divulgar novidades e inovações também colabora para que o público fique ciente dos diferenciais da empresa em relação aos seus concorrentes, evitando que boas propostas acabem passando despercebidas. Serviços diferenciados e atuais, como sistemas automatizados, clube de benefícios e um canal de feedbacks ativos, aumentam a percepção de valor, já que o cliente leva esses pontos em consideração na hora de fechar a compra, mesmo que o valor seja maior do que o de outras empresas do setor.
Além de benefícios e diferenciais relacionados aos produtos em si, a jornada do cliente é outro fator que colabora para agregar valor ao que está sendo comercializado, transformando o processo de compra em uma experiência positiva. Assim, garantir o Customer Success (CS) – ou, simplesmente, sucesso do cliente –, por exemplo, se transforma em prioridade dentro de um cenário de tamanha competitividade, já que tem como objetivo criar um cenário ideal para os clientes.