O que é a sigla ESG e por que desponta como uma tendência para 2021
As questões ambientais, sociais e de governança estarão mais presentes na pauta dos conselhos de administração das empresas, especialmente após a pandemia de Covid-19
A sigla ESG, que vem do inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança (ASG, em português), é aplicada pelo universo dos negócios há alguns anos e é apontada pelo mercado como uma das principais tendências para 2021. Estas três palavras fazem referência aos principais fatores que medem o índice de sustentabilidade e impacto social de uma empresa. E, mais do que nunca, o conceito precisa ser aprendido e empregado nas organizações que pretendem manter competitividade e alinhamento com seu público.
É um caminho sem volta, na avaliação de Eduardo Valério, CEO da GoNext Governança & Sucessão, especializada em implantar sistemas de governança corporativa. “As empresas têm a função de promover a melhoria da sociedade e, com a pandemia, essa tendência observada há alguns anos ficou ainda mais evidente”, afirma o executivo.