A era dos Chatbots: como a solução está transformando o mercado da tecnologia
O “novo normal” acelerou brutalmente a demanda por Soluções Cognitivas, e a Compasso UOL tem sido pioneira na construção de tecnologias multi-plataforma
Criados a partir da necessidade de estreitar relacionamento, permitir ampliação da capacidade de resposta de empresas e organizações a usuários e, ao mesmo tempo, também proporcionar uma redução de custos operacionais, os bots (chatbots e voicebots) tem ganhado cada vez mais destaque entre os novos canais digitais no mundo corporativo e também doméstico. Entre os fatores que potencializaram o sucesso deste novo canal on-line estão as políticas de distanciamento social implementadas durante a pandemia do novo coronavírus e a necessidade das empresas de criarem experiências personalizadas e sociais para seus consumidores.
Muitas companhias se viram forçadas a reduzir efetivos durante a pandemia, incluindo posições de profissionais de atendimento ao cliente, quando não era possível acomodar o trabalho remoto. Os assistentes virtuais tornaram-se, então, uma ferramenta quase que essencial para suprir toda a demanda do período e auxiliar em uma triagem para o atendimento tradicional. Segundo uma análise do Business Insider Intelligence, realizada esse ano, o mercado mundial de bots, os chatbots, na seção de atendimento ao cliente, deve crescer entre 2020 e 2026 cerca de 30% ao ano. E esse cenário se reflete no Brasil.