SpeakUp! Programa da T-Systems Brasil estimula funcionários a utilizar canais de comunicação
Coordenada pela área de Compliance, iniciativa teve início em setembro e segue durante 2019;
Concurso interno, com mais de 500 participações, resultou em série de sugestões de melhoria que devem ser implementadas a partir de 2019
A T-Systems Brasil, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, está dando mais um passo para consolidar e fortalecer a atuação de sua área de Compliance. Desde setembro, os funcionários da empresa estão participando da campanha Speak Up!, que tem o objetivo de estimular cada vez mais o uso dos canais de comunicação oficiais da companhia.
Yeda Couri, compliance officer da T-Systems Brasil, explica que, mais do que abrir e disponibilizar canais de comunicação, é preciso que os colaboradores da empresa criem a cultura de utiliza-los. “Apesar da abertura, muitos ainda cultivam uma cultura que os impede de falar, de mostrar o que pensam. O grande objetivo da campanha é quebrar essa barreira”, comenta.
Para isso, a campanha contou com diversas fases. Na primeira delas, Yeda colocou no ar um vlog de compliance, em que apresentava, em vídeos curtos, os canais de comunicação da T-Systems e orientava a equipe sobre como utiliza-los. Numa segunda fase foi colocado no ar um blog, também com orientações e exemplos de como uma comunicação mais aberta pode melhorar ainda mais o ambiente dentro da empresa, transformando a área de compliance em um parceiro de negócios.
“Mais recentemente realizamos um concurso interno, pedindo que os funcionários nos dessem dicas sobre como melhorar a cultura do diálogo, colaboração e respeito internamente”, revela. A iniciativa teve mais de 500 participações de profissionais de todos os níveis da companhia.
Com o mesmo foco, a área de Compliance realizou em novembro um evento com todos os gerentes da empresa. Utilizando o conceito de Design Thinking, algo inovador para a área, eles também desenvolveram novos modelos, não sói de comunicação, mas também para dar mais clareza e objetividade às regras de compliance.
De acordo com Yeda, o resultado das sugestões dos colaboradores e dos gerentes será analisado pela área, definindo o que pode ser de fato implementado. Embora a campanha só termine no final do primeiro trimestre de 2019, a executiva comenta que ela já gerou conteúdo que deverá ser trabalhado ao longo de todo o ano. “O resultado nos deixou muito satisfeitos e estão em linha com todas as mudanças pelas quais a empresa vem passando nos últimos meses”, afirma.
A executiva conta que iniciativas semelhantes foram realizadas por todas as empresas do Grupo Deutsche Telekom ao longo deste ano. “Tanto na T-Systems como nas outras empresas do grupo, temos a consciência de que negócios não podem ser conduzidos de qualquer forma”, afirma Yeda, lembrando que o grupo Deutsche Telekom busca objetivos que vão além do financeiro. “Temos metas éticas e sociais também e, para atingi-las, precisamos que todos compartilhem a mesma cultura”, conclui.